Portal de Periódicos Capes e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física

Autores

  • Zuley Jhojana Duran Peña Universidade Estadual de Campinas
  • Oziel Morais Universidade Estadual de Campinas
  • Silvio Sánchez Gamboa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647578

Palavras-chave:

Webqualis. Pesquisa em educação. Pesquisa em educação física.

Resumo

O texto apresenta resultados do subprojeto “levantamento e atualização de referências sobre a problemática da pesquisa e produção do conhecimento em educação e educação física”. O trabalho localizou 655 artigos sobre os temas produção do conhecimento, pesquisa em Educação e Educação Física, análise epistemológica, pós-graduação, história e historiografia, entre os anos de 2009 e 2014. Os resultados destacam a publicação de 41.7% dos artigos em revistas avaliadas com nota “A” e a importância e contribuição das plataformas Portal de Periódicos CAPES e Webqualis como ferramentas fundamentais para a elaboração de balanços da produção e para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuley Jhojana Duran Peña, Universidade Estadual de Campinas

Aluna de doutorado da FE/UNICAMP

Oziel Morais, Universidade Estadual de Campinas

Aluno de Doutorado FE/UNICAMP

Silvio Sánchez Gamboa, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Filosofia e História da Educação. Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Educação PAIDÉIA.

Referências

ALMEIDA, E. C. E. O Portal de Periódicos da CAPES: estudo sobre a sua evolução e utilização. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2006, Universidade de Brasília.

BACHELARD, G. Epistemologia. Barcelona: Anagrama.1986.

CAMPOS, J. N. B. Qualis periódicos: conceitos e práticas nas Engenharias I. RBPG, Brasília, v. 7, n. 14, p. 477-503. 2010.

CAPES. Classificação da produção intelectual: Qualis-Periódicos. (2014). Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual. Acesso em: 18 ago. 2015.

CAPES. Portal de Periódicos. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=historico&Itemid=100Acesso em: 30 out. 2016

CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa na Educação Física: epistemologias, escola e formação profissional. Maceió: edUFAL.2009.

HAYASHI, C. R. M.; ROTHBERG, D.; HAYASHI, M. C. P. I. Scientific knowledge and digital democracy in Brazil: how to access public health policy debate with applied scientometrics. Scientometrics, v.83, p.825‐833. 2010.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1978.

MACIEL, M. G. DE L.; ROCHA NETO, I.O. Qualis Periódicos na percepção de um grupo de coordenadores de programas de pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 9, n. 18, p. 639-659. 2012.

OKUBO, Y. Indicateurs bibliométriques et analyse des systemes de recherche: méthodes et exemples. Paris: OCDE. (Documents de travail de la DSTI, 41). 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-04

Como Citar

Peña, Z. J. D., Morais, O., & Gamboa, S. S. (2016). Portal de Periódicos Capes e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física. Filosofia E Educação, 8(3), 123–141. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647578