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Uma análise de planos de ensino na perspectiva bachelardiana
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Palavras-chave

Obstáculo epistemológico. Cursos técnicos integrados. Epistemologia bachelardiana.

Como Citar

MARTINS, Adriana Paula; BERNARDES, Sueli Teresinha Abreu. Uma análise de planos de ensino na perspectiva bachelardiana. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 159–180, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i2.8648517. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8648517. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto tem por objetivo identificar e analisar os possíveis obstáculos ao conhecimento nos planos de ensino de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM, sob a perspectiva teórica da epistemologia de Gaston Bachelard. Parte-se da questão norteadora: quais são os obstáculos ao conhecimento nos planos de ensino dos cursos pesquisados? Para respondê-la utiliza-se uma pesquisa documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa, e à análise de significados. Conclui-se que o conhecimento utilitário e a transmissão de conhecimentos podem constituir-se em obstáculos ao saber.

https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8648517
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