Banner Portal
A Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia do Brasil: da obrigatoriedade à dispensa progressiva
PDF

Palavras-chave

Filosofia. Pedagogia. Formação pedagógica.

Como Citar

MÜHL, Eldon Henrique; MAINARDI, Elisa. A Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia do Brasil: da obrigatoriedade à dispensa progressiva. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 7–22, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i2.8649598. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8649598. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A filosofia nunca teve um papel relevante nos cursos de Pedagogia, mas sempre foi incluída no rol das disciplinas consideradas indispensáveis para a formação dos professores e, de modo especial, dos pedagogos. Na atualidade percebe-se, porém, sua dispensa progressiva com a justificativa da sua pouca utilidade na formação dos pedagogos. O presente texto analisa as razões desta dispensa, destacando a responsabilidade da filosofia e a visão reducionista da formação proposta no Curso de Pedagogia pela situação criada. Por fim, apresenta algumas consequências desta dispensa e destaca a necessidade da reaproximação entre a filosofia e pedagogia para a promoção de uma formação pedagógica integral.

https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649598
PDF

Referências

ALBUQUERQUE, M.B. Filosofia da Educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca da identidade. Perspectiva, 16(290: 45-61). jan./jun.1998.

CAPALBO, C. As ideias filosóficas no Brasil. São Paulo: Convívio, 1978.

DALBOSCO, C. A. Pedagogia filosófica: cercanias de um diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007.

DALBOSCO, C. A. Filosofia da Educação como forma de vida e orientação de mundo. In: SEVERINO, A.J.; LORIERI, M.A.; GALLO, S.(Orgs.). O papel formativo da filosofia. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2016, p. 45-68.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34,1992.

DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Ed. Globo, 1959.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, J. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Loyola, 2004.

GALLO, S.. Filosofia da Educação no Brasil do Século XX: da crítica ao conceito. Eccos. Revista Científica, v. 9, p. 261-284, 2007.

GOERGEN, P. L. Competências docentes na educação do futuro: anotações sobre a formação de professores. Nuances, Presidente Prudente, n. 6, v. 6, 2000, p. 1-9.

MÜHL, E. H. Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação. Educação e Sociedade, Campinas, v.32, n. 117, p. 893-901, out-dez, 2011.

NOBRE, M. Da “formação” às “redes”: filosofia e cultura depois da modernização. Cadernos de Filosofia Alemã. São Paulo, n. 19, 2012, p. 13-36.

PAVIANI, Jayme. Filosofia e educação, filosofia da educação: aproximações e distanciamentos. In: DALBOSCO, C.A; CASAGRANDA,E.A.; MÜHL, E.H. Filosofia e Pedagogia: aspectos históricos e temáticos. Campinas, SP: Martins Fontes, 2006.

RORTY, Richard. A Filosofia e o Espelho da Natureza. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

SAVIANI, Dermeval Saviani. Contribuições da filosofia para a educação. Em aberto, Brasília, ano 9, n.45, p.3-18, jan./mar. 1990.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A contribuição da filosofia para a educação. Em aberto, Brasília, ano 9, n.45, p.19-25, jan./mar. 1990.

SEVERINO, A.J. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI, P. (Org.) O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 265-326.

SEVERINO, A.J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho Dágua, 2007.

TOMAZETTI, E.M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

VIEIRA, M. Filosofia da educação na formação do pedagogo: discurso de autonomia e fabricação de heteronomia. São Paulo (Tese de doutorado em Educação): Universidade de São Paulo, 2010.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.