A prática reflexiva e professor em formação

Autores

  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649622

Palavras-chave:

Pensamento reflexivo. Formação de professor. Educação democrática.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção de professor reflexivo na filosofia da educação de John Dewey. Indagamos: como Dewey concebe a prática reflexiva e a formação do professor? Para trabalhar esta questão optamos pela metodologia bibliográfica foca na análise do conceito de pensamento reflexivo como busca de solução aos problemas da experiência cotidiana. A prática reflexiva cria hipóteses que antecipam possíveis consequências do agir como prática de liberdade. Pensamento reflexivo constitui um princípio educativo que torna possível a contínua formação do professor. A educação é desenvolvimento do hábito de pensar reflexivo como condição da vida democrática.

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Biografia do Autor

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2017-07-24

Como Citar

Muraro, D. N. (2017). A prática reflexiva e professor em formação. Filosofia E Educação, 9(2), 48–70. https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649622