Banner Portal
A prática reflexiva e professor em formação
PDF

Palavras-chave

Pensamento reflexivo. Formação de professor. Educação democrática.

Como Citar

MURARO, Darcísio Natal. A prática reflexiva e professor em formação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 48–70, 2017. DOI: 10.20396/rfe.v9i2.8649622. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8649622. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção de professor reflexivo na filosofia da educação de John Dewey. Indagamos: como Dewey concebe a prática reflexiva e a formação do professor? Para trabalhar esta questão optamos pela metodologia bibliográfica foca na análise do conceito de pensamento reflexivo como busca de solução aos problemas da experiência cotidiana. A prática reflexiva cria hipóteses que antecipam possíveis consequências do agir como prática de liberdade. Pensamento reflexivo constitui um princípio educativo que torna possível a contínua formação do professor. A educação é desenvolvimento do hábito de pensar reflexivo como condição da vida democrática.
https://doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649622
PDF

Referências

AMARAL, Maria N. C. Pacheco. 1990. Dewey: Filosofia e experiência democrática. São Paulo: Perspectiva/EDUSP.

AMARAL, Maria N. C. Dewey: jogo e filosofia da experiência democrática. In: KISHIMOTO, T. M. (org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998. p.79-107.

DEWEY, John. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição.Tradução: Haydée Camargo Campos. 4ª ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades pedagógicas; vol. 2. 292 p.

DEWEY, John. Democracia e educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades pedagógicas; vol. 21. 416p.

DEWEY, John. Education today. Edited and with a foreword by Joseph Ratner. New York: G.P. Putnam’s Sons, 1940. 373p.

DEWEY, John. El Hombre y sus problemas. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1952.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1971.

DEWEY, John. From absolutism to experimentalism. In: ADAMS, G.P., MONTAGUE, W.P. Contemporary American philosophy, vol. II. New York: The Macmillan Co., 1930. p.12-27.

DEWEY, John. Liberalismo, liberdade e cultura. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1970. 261p.

DEWEY, John. Logic. The theory of inquiry. New York: Henry Hold and Company, 1960. 546p.

DEWEY, John. Reconstrução em filosofia. Tradução: Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nacional. 1959a.

DEWEY, John. The school and the society. In: Introduction and notes by Martin S. Dworkin. New York: Columbia University, 1961. p. 33-90.

DEWEY, John. Vida e Educação. Tradução: Anísio Teixeira. 3a. ed. São Paulo: Nacional, 1959b.

DEWEY, John; DEWEY, Evelyn. Schools of to-morrow. New York: E. P. Dutton & Company, 15. Ed., 1924.

HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia geral. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2003.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

ZEICHNER, Kenneth M. LISTON, Daniel P. Reflective teaching. New York: Routledge, 1996.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.