Resumo
O objetivo desse trabalho é trazer uma abordagem das multiplicidades como teoria da comunicação, segundo o pensamento de Michel Serres, e suas possíveis contribuições para se pensar um projeto de filosofia da educação como ‘a’fundamento da educação. Trata-se de ‘a’fundamento da educação, visto que essa filosofia tensiona sobre os clássicos pares sujeito-objeto, conhecimento-ação. Tal projeto de filosofia da educação, por sua vez, estaria em melhor consonância aos desafios contemporâneos da educação que a filosofia de Michel Serres reconhece naquilo que denomina população Polegarzinha, que demonstra a necessidade cada vez mais presente de uma educação como relação na diferença.
Referências
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Trad. Luiz B. L. Orlandi. Campinas: Papirus, 1991.
OLIVEIRA, Wanderley Cardoso de; SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. A educação como mestiçagem em Michel Serres. In: OLIVEIRA, Wanderley Cardoso de; PEREIRA, Lúcia Helena Pena (Org.). Práticas educativas: discurso e produção de saberes. Rio de Janeiro: E-papers, 2007, p.119-145.
SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. Educação e contemporaneidade em Michel Serres. Pro-Posições, v.26, n.1(76), p.239-257. 2015.
SERRES, Michel. Le système de Leibniz et ses modèles mathématiques. Paris: P.U.F, 1968.
SERRES, Michel. O contrato natural. Trad. Beatriz Sidoux. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SERRES, Michel. Le gaucher boiteux: puissance de la pensée. Paris: Le Pommier, 2015.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.