Resumo
O gosto parece ser uma antítese da decadência. O gosto é uma luta constante consigo mesmo. Uma luta contra o nosso tempo, não se deixar levar pela fala rasa, única e para todos. Quais fios aprisionam o gosto para convertê-lo em unidade? Em que medida o gosto ganha credibilidade quando atinge a maioria. O tema do gosto nos alcançou por meio da obra de F. Nietzsche, O Caso Wagner – Nietzsche contra Wagner, em cujo texto o filósofo realiza uma crítica de si mesmo e também de Wagner enquanto sintoma de uma época. Nesse ponto introduzimos o debate sobre o gosto em outro cenário: o da educação. Gosto de dar à cultura e à formação um espaço para Dioniso.
Referências
CONSTÂNCIO, J. O que somos livres para fazer. Reflexão sobre o problema da subjetividade em Nietzsche. In: MARTON, S.; MAYER BRANCO, M. J.; CONSTÂNCIO, J. (org.). Sujeito, décadence e arte: Nietzsche e a modernidade. Lisboa; Rio de Janeiro: Tinta da China, 2014.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal. Prelúdio de uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
NIETZSCHE, F. Aurora. Trad. Mário D. Ferreira Santos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NIETZSCHE, F. Ecce Homo. Trad. Lourival d Queiroz Henkel. Ed. Ediouro - RJ. 1985.
NIETZSCHE, F. O caso Wagner. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SCARLET, M. Modernidade e décadence: Wagner e a cultura filisteia. In: MARTON, S.; MAYER BRANCO, M. J.; CONSTÂNCIO, J. (orgs.). Sujeito, décadence e arte: Nietzsche e a modernidade. Lisboa; Rio de Janeiro: Tinta da China, 2014.
SOBRINHO, N. Apresentação. A pedagogia de Nietzsche. In: SOBRINHO, N. Escritos sobre educação. Friedrich Nietzsche. Trad., apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Ed. Loyola, 2009.
STIEGLER, B. Nietzsche y la crítica de la Bildung. 1870-1872: los envites metafísicos de la pregunta por la formación del hombre. Revista Educación y Pedagogía, v. 21, n. 55, septiembre-diciembre 2009.
O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.