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A docência em filosofia no contexto da profissão docente no país: aspectos conjunturais e reflexão filosófica
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Palavras-chave

Ensino de filosofia. Formação docente. Teoria crítica.

Como Citar

NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do. A docência em filosofia no contexto da profissão docente no país: aspectos conjunturais e reflexão filosófica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 310–330, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i2.8651400. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651400. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor um diagnóstico do docente de Filosofia, não descartando o uso de algumas informações gerais no que se refere à profissão de professor. A investigação, que surgiu da necessidade de suprir uma lacuna existente nos estudos sobre o ensino de Filosofia, partiu da seguinte questão: Qual é o perfil do docente de Filosofia? Alguns dados qualitativos e quantitativos foram considerados, como também a reflexão que Adorno fez em torno da docência. Do ponto de vista metodológico, o texto contempla a preocupação exposta pela Teoria crítica quando anuncia que o diagnóstico de situação é fundamental para identificar o potencial emancipatório existente na sociedade.
https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8651400
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