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Educação Física brasileira entre 1980 e 1995: novos olhares sobre a produção do conhecimento
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Palavras-chave

Educação física. Produção do conhecimento. Epistemologia.

Como Citar

FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Educação Física brasileira entre 1980 e 1995: novos olhares sobre a produção do conhecimento. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 568–597, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v10i3.8651719. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651719. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica refere-se a uma releitura da produção do conhecimento da educação física entre 1980 e 1995. Apresenta como objetivo central: identificar como se deu a produção do conhecimento progressista no campo da educação física entre 1980 a 1995. Em relação aos principais resultados, apontamos que a área da educação física ao realizar a crítica em relação a seu passado positivista e reducionista de ciência, produziu obras clássicas que podem ser classificadas em três grupos em relação aos seus objetivos, são eles: obras de denúncia (Histórica, conjuntura política e etc.), denúncia e exposição de estudo ou experiência e crítica com proposição metodológica de ensino.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i3.8651719
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