Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas

Autores

  • José Renato Polli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8651987

Palavras-chave:

Teoria do agir comunicativo. Ética do discurso. Teoria da ação dialógica. Ética Universal do ser humano.

Resumo

Neste trabalho apresentamos alguns resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida junto à faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre 2002 e 2006, com o título: Ética do discurso e Ética Universal do Ser Humano: convergências entre Paulo Freire e Jurgen Habermas. Trata-se de uma breve descrição dos resultados obtidos, no intuito de aproximar o pensamento de dois autores complexos e de grande importância no pensamento filosófico mundial. Por um lado temos Paulo Freire e sua preocupação em relacionar educação e crítica social libertadora. Por outro, o esforço gigantesco de Jürgen Habermas em produzir uma grande interpretação sobre o mundo, defendendo o projeto inicial da modernidade. Ambos se aproximam no final da década de 1990, chegando quase a um encontro pessoal, no âmbito da Teoria Crítica da Sociedade, quando seguidores de lado a lado identificam conceitos e intenções próximos, como a ideia do diálogo qualificado, de uma ética universalista possível, de uma emancipação humana no horizonte.

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Biografia do Autor

José Renato Polli, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador do Programa de Pós-Doutorado em Educação do Grupo PAIDEIA.

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

POLLI, J. R. Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 5–20, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8651987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651987. Acesso em: 3 dez. 2021.