A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego.

Autores

  • Rosane Wandscheer Bortolini Universidade do Oeste do Paraná
  • César Nunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8651997

Palavras-chave:

Educação. Ética. Política. Sociedade.

Resumo

A compreensão originária da paidéia grega sempre acompanha a formação de educadores e de pesquisadores em Educação. Trata-se de um tema que nos remete às origens da Educação e da compreensão do discurso filosófico e político sobre a Educação e suas dimensões. Apresenta-se a paidéia como princípio fundante voltado para o entendimento da formação social, política e cultural do povo grego a partir da problemática em torno da constituição histórica e filosófica dessa matriz Educacional. O objetivo foi abordar sobre os ideais de alguns filósofos e educadores que contribuíram para o pensamento do modelo grego de educação, entre outros aspectos, para a elaboração conceitual caracterizando e contextualizando-os em seu tempo e espaço histórico. Este artigo foi desenvolvido por pesquisa de caráter bibliográfico. Entre as contribuições desse estudo, estão os conceitos e fundamentos da arete e da paidéia, que direcionaram ou foram direcionados a pensar uma educação para a vida na pólis, portanto, para a vida em sociedade de maneira universalizada, por meio de uma educação com base na cientificidade, na virtude, na política. A essência da educação grega está na sua própria cultura e organização política que vai sendo evidenciada pela sociedade em praticamente três milênios.

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Biografia do Autor

Rosane Wandscheer Bortolini, Universidade do Oeste do Paraná

Pesquisadora da Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

César Nunes, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA/UNICAMP.

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

BORTOLINI, R. W.; NUNES, C. A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 21–36, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8651997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651997. Acesso em: 3 dez. 2021.