Banner Portal
A fenomenologia existencial em Paulo Freire: possíveis diálogos
PDF

Palavras-chave

Paulo Freire. Existencialismo. Fenomenologia.

Como Citar

LOURENÇO, Silmara Silveira; MENDONÇA, Viviane Melo de. A fenomenologia existencial em Paulo Freire: possíveis diálogos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 530–547, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v10i3.8653268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653268. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A fenomenologia existencial é uma corrente filosófica que considera o ser-no-mundo e entende o sujeito como resultado de relações intersubjetivas. O trabalho buscou identificar nos escritos do educador e filósofo Paulo Freire aspectos dessa corrente pautando-se, principalmente, em Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre sem, contudo, limitar o autor ao paradigma, mas compreender possíveis diálogos. Em sua obra detectaram-se referências ao existencialismo fenomenológico, em especial ao que se refere à atitude de entender o processo de ensino-aprendizagem pautado na dialogicidade e criticidade em via horizontal que depende das relações que os sujeitos estabelecem com o mundo e como outro.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i3.8653268
PDF

Referências

BEAUVOIR, Simone de. Por uma moral da ambiguidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

DARTIGUES, André. O que é fenomenologia. São Paulo: Ed. Moraes Ltda, 1992.

DANELON, Márcio. Intersubjetividade e Educação: O Estatuto do Olhar nas Relações Educativas. Uma Reflexão a partir da fenomenologia existencial de Sartre. Educação em Foco, v. 20, n. 2, p. 45-70, 2016.

FIORI, Ernani Maria. Prefácio: Aprender a dizer sua palavra. In: Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo. In: Os pensadores – Sartre. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.