Resumo
A fenomenologia existencial é uma corrente filosófica que considera o ser-no-mundo e entende o sujeito como resultado de relações intersubjetivas. O trabalho buscou identificar nos escritos do educador e filósofo Paulo Freire aspectos dessa corrente pautando-se, principalmente, em Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre sem, contudo, limitar o autor ao paradigma, mas compreender possíveis diálogos. Em sua obra detectaram-se referências ao existencialismo fenomenológico, em especial ao que se refere à atitude de entender o processo de ensino-aprendizagem pautado na dialogicidade e criticidade em via horizontal que depende das relações que os sujeitos estabelecem com o mundo e como outro.
Referências
BEAUVOIR, Simone de. Por uma moral da ambiguidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
DARTIGUES, André. O que é fenomenologia. São Paulo: Ed. Moraes Ltda, 1992.
DANELON, Márcio. Intersubjetividade e Educação: O Estatuto do Olhar nas Relações Educativas. Uma Reflexão a partir da fenomenologia existencial de Sartre. Educação em Foco, v. 20, n. 2, p. 45-70, 2016.
FIORI, Ernani Maria. Prefácio: Aprender a dizer sua palavra. In: Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo. In: Os pensadores – Sartre. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
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