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Paulo Freire: filósofo da educação brasileira libertadora e popular
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Palavras-chave

Paulo Freire. Conscientização. Filosofia da educação. Educação brasileira. Educação popular. Cultura.

Como Citar

COSTA, Bruno Botelho; NORÕES, Katia Cristina. Paulo Freire: filósofo da educação brasileira libertadora e popular. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 548–567, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v10i3.8653691. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653691. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma defesa do caráter filosófico da obra pedagógica de Paulo Freire, destacando alguns dos principais conceitos que conferem ao seu trabalho teórico-metodológico um aporte didático que permite fazer da prática pedagógica uma questão e uma práxis filosófica. Neste quesito, são relevantes as noções de conscientização, diálogo, cultura, humanização e a relação educador-educando, noções essas alvo de reflexão nas páginas seguintes. Concluímos ressaltando por meio do tratamento filosófico que Freire dá à educação é que pode pensar a educação brasileira para a libertação social e cultural, construindo uma prática pedagógica popular.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i3.8653691
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Referências

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