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Fundamentos epistemológicos de la enseñanza
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Palavras-chave

Epistemologia. Ciência. Métodos de pesquisa. Filosofia da ciência.

Como Citar

VALENCIA, Alfonso Tamayo. Fundamentos epistemológicos de la enseñanza. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 695–722, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v10i3.8654475. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8654475. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta cinco avanços na epistemologia e suas consequências para uma compreensão renovada da ciência e dos métodos de pesquisa, particularmente no campo da educação. São eles: a abordagem positivista, a construtivista, a ecologia conceitual, a teoria crítica e os "jogos de linguagem". Esperamos que esta incursão sirva para ter uma visão mais adequada da ciência e os pressupostos e critérios que orientam os métodos de pesquisa. Também procura mostrar a relação entre o modo de conceber um problema, a metodologia e as premissas ontológicas, axiológicas, epistemológicas ou heurísticas, que lhe dão sentido e significado

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i3.8654475
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Referências

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