Das mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller

Palavras-chave: Perfeição, Educação, Estética.

Resumo

Partindo da proposta ontológica de Leibniz, a ideia de perfeição dá origem à discussão estética germânica. O grande questionamento é se o gosto está ligado a uma concepção de perfeição inerente à realidade ou se é o resultado da dinâmica dos sentidos, responsáveis pelas sensações. Reformulando a concepção estética moderna, Kant não concebe nenhuma validade de coisa-em-si para o gosto, ele não está nas coisas nelas mesmas, mas antes na maneira de operar da faculdade de julgar reflexiva. Reconhecendo esta nova perspectiva, e encontrando nela lacunas no que diz respeito à aproximação entre razão e sensibilidade, Schiller propõe uma nova criação da estética como modelo de formação do homem.

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Biografia do Autor

Roberison Wittgenstein Dias Silveira, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas.

         

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Publicado
2019-09-11
Como Citar
Silveira, R. W. D. (2019). Das mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller. Filosofia E Educação, 11(1), 156-182. https://doi.org/10.20396/rfe.v11i1.8654749