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Das mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller
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Palavras-chave

Perfeição
Educação
Estética.

Como Citar

SILVEIRA, Roberison Wittgenstein Dias. Das mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 156–182, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v11i1.8654749. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8654749. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Partindo da proposta ontológica de Leibniz, a ideia de perfeição dá origem à discussão estética germânica. O grande questionamento é se o gosto está ligado a uma concepção de perfeição inerente à realidade ou se é o resultado da dinâmica dos sentidos, responsáveis pelas sensações. Reformulando a concepção estética moderna, Kant não concebe nenhuma validade de coisa-em-si para o gosto, ele não está nas coisas nelas mesmas, mas antes na maneira de operar da faculdade de julgar reflexiva. Reconhecendo esta nova perspectiva, e encontrando nela lacunas no que diz respeito à aproximação entre razão e sensibilidade, Schiller propõe uma nova criação da estética como modelo de formação do homem.

https://doi.org/10.20396/rfe.v11i1.8654749
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