Um possível diálogo entre a Escola dos Annales & a análise de conteúdo em pesquisas históricas

Palavras-chave: Teorias históricas, Escola dos Annales, Análise de conteúdo

Resumo

O questionamento que norteia este estudo pode ser assim delineado: Como dialogam Escola dos Annales e a Análise de Conteúdo em pesquisas de caráter histórico? A partir dessa questão, a estrutura narrativa traz aproximações epistemológicas entre ambas as escolhas metodológicas e tece problematizações relativas às desconfianças e resistências no entorno das mesmas. Foram consultados estudiosos que tratam da Interdisciplinaridade, Pesquisa em Educação, Análise de Conteúdo, Método e Teorias Históricas. A discussão compreendeu: O lugar da pesquisa histórica/historiográfica; Escola dos Annales e Análise de Conteúdo nas pesquisas qualitativas e a busca do implícito nas fontes.  Por fim, o estudo sublinhou possibilidades de diálogo entre Escola dos Annales e Análise de Conteúdo.

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Biografia do Autor

Fabrícia Carla de Albuquerque Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação – PPGE/CEDU/ Universidade Federal de Alagoas.

Elione Maria Nogueira Diógenes, Universidade Federal de Alagoas

Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação no CEDU/Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE). 

Deyvid Braga Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação – PPGE/CEDU/Universidade Federal de Alagoas. Professor da FAT/Universidade Federal de Alagoas.

Referências

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Publicado
2019-12-31
Como Citar
Silva, F. C. de A., Diógenes, E. M. N., & Ferreira, D. B. (2019). Um possível diálogo entre a Escola dos Annales & a análise de conteúdo em pesquisas históricas. Filosofia E Educação, 11(2), 324-341. https://doi.org/10.20396/rfe.v11i2.8655015

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