Banner Portal
Estudo da política de educação profissional na Bahia orientada para a inclusão social
PDF

Palavras-chave

Metodologia qualitativa
Pesquisa educacional
Políticas públicas

Como Citar

SILVA, Rosemary Lopes Soares da. Estudo da política de educação profissional na Bahia orientada para a inclusão social: explicitação metodológica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 251–280, 2019. DOI: 10.20396/rfe.v11i2.8657447. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8657447. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Explicitar as técnicas e procedimentos, os conceitos e categorias com as quais a interpretação dos documentos relativos a Política da Educação Profissional Técnica de Nível Médio –,  implementada na Bahia / Brasil, especificamente, a partir da abordagem quadripolar que conferiu a densidade teórico-metodológica para o estudo do objeto na relação com os polos epistemológicos, teóricos, técnicos e morfológicos. Nesta perspectiva,  a realização de uma pesquisa não é o cumprimento de “ritualismo metodológico” com um “modismo teórico” para não repetir o que comumente acontece nas pesquisas em educação, de maneira progressivamente mais intensa, de tentativas ecléticas que juntam aleatoriamente técnicas, métodos e referenciais teóricos sem uma clara compreensão dos fundamentos epistemológicos dos diversos caminhos do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/rfe.v11i2.8657447
PDF

Referências

BAHIA. Plano de Educação Profissional da Bahia. Trabalho, Educação e Desenvolvimento Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Superintendência de Educação Profissional SUPROF. 2008. Disponível em:< www.cdes.gov.br/.../apresentacao-plano-de-educacao-profissional-da-ba. > Acesso em 22/03/2013.

BAHIA. Superintendência de Educação Profissional. Política Pública de Educação Profissional da Bahia: a educação profissional como política social e como política pública: visão sistêmica. Salvador: SUPROF, 2014.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal: introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRUYNE, P. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1977.

CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação do trabalhador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa- omega, 2004.

DOS SANTOS, Theotônio. Teoria da dependência: balanços e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2015.

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 2012.

SANCHEZ, S. G. Elementos para uma leitura do objeto. In: Epistemologia da Pesquisa em Educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas/SP, 1987, p. 11-18.


KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2004.

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MARX, Karl. O capital: critica da economia política. Livro I: o processo global da produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013a.

MARX, Karl. Obras Seletas de Karl Marx (Locais do Kindle 32-33). Centaur. Edição do Kindle, 2013b.


MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, 2000.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas: São Paulo: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan. /abr. 2007.

SAVIANI, D. História da ideia pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.