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Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire
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Palavras-chave

Diálogo
Emancipação
Direitos humanos

Como Citar

POLLI, José Renato. Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire: diálogo e promoção dos direitos humanos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i1.8659969. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659969. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como propósito contribuir para a desmistificação das atribuições pejorativas sugeridas por diferentes atores do campo não progressista, sustentadas em desinformação e falta de referenciais sólidos de análise, sobre o sentido emancipatório da obra de Paulo Freire e suas incidências sobre a educação em direitos humanos. Também tem o objetivo de analisar as sugestões teóricas de Freire como caminhos para a construção de mecanismos de consolidação de uma radicalidade democrática no seio da sociedade brasileira. Setores da sociedade sugerem que Paulo Freire seria um autor de vertente marxista, postulador de doutrinas ortodoxas “esquerdistas” nos processos de educação formal, justificando propostas cujo teor têm como objetivo a contraposição a esta suposta doutrinação, como o projeto denominado “Escola sem partido”. Buscamos demonstrar que Paulo Freire tem como preocupação primeira o de caráter ontológico nos processos educativos, a formação humana,  indicando meios educacionais para o aprimoramento da reflexão e da ação intimamente relacionadas, que levem ao aprimoramento do ser humano e que, no bojo desta preocupação, existe um objetivo maior, emancipatório, comportando todas as ordens deste aprimoramento: a promoção da justiça, o caráter laico e universal da escola pública, o direito à livre manifestação de ideias, o respeito às realidades culturais de cada estudante, a construção coletiva do conhecimento e a defesa dos direitos humanos.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i1.8659969
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Referências

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