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A filosofia no espaço escolar como possibilidade de cisão da Ideologia
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Palavras-chave

Filosofia
Sociologia
Educação

Como Citar

MATTOS, Luan Alex de. A filosofia no espaço escolar como possibilidade de cisão da Ideologia: uma breve análise. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2438–2451, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8660801. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8660801. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo visa debater o papel da filosofia dentro do espaço escolar, ou mais que isso, visa compreender as razões pelas quais em alguns momentos ela é removida dos quadros escolares. Para isso, buscamos analisar a partir de teóricos sociais e da educação, o papel da escola na contemporaneidade contribuindo na manutenção de determinados funcionamentos sociais. Buscamos também compreender o papel da filosofia dentro da escola, uma vez que é um papel muito específico que se distingue pela proposição de uma reflexão crítica sobre a realidade. Por fim, voltando nosso olhar, com Alves (2002), para o período da ditadura militar no Brasil, vamos discutir os efeitos de uma filosofia crítica dentro de um funcionamento estatal enrijecido e buscar na contemporaneidade traços dessas mesmas práticas excludentes.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8660801
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