Filosofia e formação para o exercício da cidadania

o cidadão à luz do pensamento político de Rousseau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8660955

Palavras-chave:

Cidadania, Ética, Política

Resumo

O artigo discute a questão da formação para exercício da cidadania contida no artigo 22 da Lei 9.393/1996. O problema está formulado nos seguintes termos: a Filosofia é relevante na educação básica quando uma de suas finalidades é contribuir na formação comum para o exercício da cidadania? Como hipótese de trabalho procuramos mostrar que sim e que por excelência as subáreas Ética e Filosofia Política, são indispensáveis à referida formação. A reflexão em torno do problema proposto será conduzida à luz do pensamento político de Jean-Jacques Rousseau, importante pensador da modernidade, especialmente nos campos ético, político e pedagógico.

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Biografia do Autor

Gerson Vasconcelos Luz, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina. Professor colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-01-20

Como Citar

Luz, G. V. (2022). Filosofia e formação para o exercício da cidadania: o cidadão à luz do pensamento político de Rousseau. Filosofia E Educação, 13(3), 2805–2815. https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8660955