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Filosofia e formação para o exercício da cidadania
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Palavras-chave

Cidadania
Ética
Política

Como Citar

LUZ, Gerson Vasconcelos. Filosofia e formação para o exercício da cidadania: o cidadão à luz do pensamento político de Rousseau. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 2805–2815, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8660955. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8660955. Acesso em: 19 jun. 2024.

Resumo

O artigo discute a questão da formação para exercício da cidadania contida no artigo 22 da Lei 9.393/1996. O problema está formulado nos seguintes termos: a Filosofia é relevante na educação básica quando uma de suas finalidades é contribuir na formação comum para o exercício da cidadania? Como hipótese de trabalho procuramos mostrar que sim e que por excelência as subáreas Ética e Filosofia Política, são indispensáveis à referida formação. A reflexão em torno do problema proposto será conduzida à luz do pensamento político de Jean-Jacques Rousseau, importante pensador da modernidade, especialmente nos campos ético, político e pedagógico.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8660955
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