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A (in)eficácia da formação dos magistrado brasileiros em direitos humanos e controle de convencionalidade
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Palavras-chave

Direitos Humanos
Educação
Formação de magistrados

Como Citar

TORRES, José Henrique Rodrigues. A (in)eficácia da formação dos magistrado brasileiros em direitos humanos e controle de convencionalidade. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe.v12i2.8660986. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8660986. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa que fundamenta este artigo investiga a eficácia dos cursos de formação em direitos humanos e controle de convencionalidade ministrados pela ENFAM e Escolas judiciais e verificar se os magistrados estão aplicando as normas de DDHH e realizando o controle de convencionalidade. A pesquisa apresenta resultados de um estudo sobre as sentenças proferidas em Campinas, de 2015 a 2019, verificando a abordagem ou referências feitas nessas decisões sobre “direitos humanos” e “controle de convencionalidade”. Foram verificadas todas as sentenças proferidas em 33 varas judiciais. Os resultados indicam que as Escolas judiciais devem ampliar, intensificar e aprofundar o seu compromisso ético, estético e político de formação para garantir a dignidade humana e os direitos humanos no sistema jurisdicional.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8660986
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