Perspectivas didáticas do ensino de filosofia a distância

um olhar sobre o curso do centro de mídias SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8661847

Palavras-chave:

Ensino de filosofia , Pandemia COVID-19, Educação a distância

Resumo

Este artigo procura fornecer uma reflexão inicial sobre as perspectivas didáticas do curso de Filosofia a distância do Centro de Mídias de SP (SEDUC-SP). A adoção do regime de EAD por escolas de todo o país ocorreu devido às medidas de distanciamento social vigentes durante a pandemia de COVID-19, verificando-se a difusão inédita do ensino remoto no nível básico. Considerando a premência das discussões sobre a adequação dessa solução, propõe-se delinear alguns dos limites e potencialidades do curso do CMSP a partir da análise de sua metodologia e proposta filosófica, como forma de contribuição a este debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Yoko Iha, Universidade de São Paulo

Bacharela em Direito e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Licenciatura em andamento em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Referências

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; BARBOSA, Milka Alves Correia. A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico. Avaliação, Campinas [Online], v. 22, n. 2, pp. 469-493, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200469&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2020.

FAVARETTO, Celso. Notas sobre o ensino de filosofia. In: ARANTES, Paulo Eduardo et al (Org.). A filosofia e seu ensino. São Paulo: Vozes/Educ, 1995, pp. 77-85.

LEBRUN, Gérard. Por que filósofo?, Estudos Cebrap, São Paulo, n. 15, 1976, pp. 148-153.

LYOTARD, Jean-François. Mensagem a propósito do curso filosófico. In: LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno explicado às crianças. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1993, pp. 117-126.

PAIVA, Marlúcia Menezes de. As primeiras iniciativas da Teleducação no Brasil: os Projetos SACI e EXERN. Educação em Perspectiva, [S.l.] [Online], v. 4, n. 2, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6631. Acesso em: 22 out. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Aula Paraná. Filosofia - 3ª série. [vídeo-aulas e materiais de apoio do curso remoto de Filosofia da 3ª série EM]. 2020. Disponível em: http://www.aulaparana.pr.gov.br/filosofia_3ano. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Site institucional]. Materiais de orientação. 2020. Disponível em: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/materiais-de-orientacao/. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Site institucional]. Repositório das aulas. Disponível em: <https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/inicio>. Acesso em: 27 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Canal do Youtube]. 06/05 - 1ª série EM - Filosofia - Imagens da Filosofia. [vídeo-aula]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bCp7W1BSxa0&t=208s. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Canal do Youtube]. 21/05 - 1ª série EM - Filosofia - A Atitude Filosófica. [vídeo-aula]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=urpnW1mfvxI. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Canal do Youtube]. 18/06 - 1ª série EM - Filosofia - Formas de conhecimento: mito, ciência e religião. [vídeo-aula]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P29TpvpPNno. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Canal do Youtube]. 02/07 - 1ª série EM - Filosofia - Todos iguais ou todos diferentes?. [vídeo-aula]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WBioU9vltW8. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Canal do Youtube]. 09/07 - 3ª série EM - Filosofia - Desigualdade: Desafio político. [vídeo-aula]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=63Cbvxh8mKM. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. [Canal do Youtube]. 06/08 - 2ª série EM - Filosofia - Dignidade e reconhecimento. [vídeo-aula]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZXi_ashXvlg. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. São Paulo Faz Escola. [Site institucional]. 2020. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/sao-paulo-faz-escola. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. SP Faz Escola: Caderno do Aluno. [cadernos referentes às 1ª, 2ª e 3ª séries EM, dos 1º, 2º e 3º bimestres]. São Paulo: SEDUC-SP, 2020.

SILVA, Franklin Leopoldo e. História da Filosofia: centro ou referencial?. In: NIELSEN NETO, Henrique (Org.). O Ensino da Filosofia no 2º grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1986, pp. 153-162.

SILVA, Rodrigo Torquato da. Escola-favela, conhecimentos, transgressão e poder: esses meninos não têm jeito?. Revista de Educação PUC-Campinas, [S.l.], n. 27, abr. 2012. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/73. Acesso em: 12 out. 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

IHA, N. Y. Perspectivas didáticas do ensino de filosofia a distância : um olhar sobre o curso do centro de mídias SP. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2094–2125, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8661847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661847. Acesso em: 25 set. 2021.