Educação, ensino e pesquisa

reflexões a partir de pedagogias críticas da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8661940

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Pesquisa

Resumo

Este texto discute a partir do aporte teórico-conceitual de Dermeval Saviani e Paulo Freire, as contribuições dos autores para o debate das categorias, educação, ensino e pesquisa. Em termos de fontes, utiliza-se de uma bibliografia clássica dos autores supramencionados, buscando examinar no conteúdo dos seus próprios textos a possibilidade de uma imbricação formativa entre ensino e pesquisa. Concluí que apesar do conceito de educação não ser tão antagônico entre os autores, vê-se que em Saviani há a proposição de papéis diferenciados para o ensino e a pesquisa, enquanto em Freire, a relação entre ensino e pesquisa projeta uma educação crítica, reflexiva e dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA).

Referências

ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALVES, Gilberto. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, Outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo Caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b.

FRANÇA, Maria. A escola normal da província do Grão-Pará no Império. Revista Cocar, Belém, volume 6, nº 11, jan/jul, 2012.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016a.

FURTADO, Renan. Formar para ensinar e pesquisar: perspectivas para a relação entre ensino e pesquisa na formação de professores de educação física. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto de Ciências da Educação. Universidade Federal do Pará. Belém, 2019.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

LEMME, Paschoal. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e sua repercussão na realidade educacional brasileira. Brasília: INEP, 1984.

LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. IN: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Editora Alínea.

MARTINS, Lígia. O legado do Século XX para a formação de professores. IN: MARTINS, Lígia; DUARTE, Newton Duarte (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-31.

MAINARDES, Jeferson; MARCONDES, Maria. Entrevista com Stefhen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009.

MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. a Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

MELO, Adriana. O projeto neoliberal de sociedade e de educação: um aprofundamento do liberalismo. IN: LOMBARDI, Claudinei; SANFELICE, José (Org.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

NEVES, Lucia. Brasil do século XXI: propostas educacionais em disputa. IN: LOMBARDI, Claudinei; SANFELICE, José (org.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

ROUSSEAU, Jean-Jaques. O contrato social. 2. ed. São Paulo: Editora Escala 2008.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SILVA JÚNIOR, João. O longo período do esgarçamento do pacto social liberal. IN: LOMBARDI, Claudinei; SANFELICE, José (Org.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexões sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

VALDEMARIN, Vera. História dos métodos e materiais de ensino. A escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, 2010.

VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Como Citar

Furtado, R. S., & Borges, C. N. F. (2022). Educação, ensino e pesquisa: reflexões a partir de pedagogias críticas da educação brasileira. Filosofia E Educação, 13(3), 2601–2626. https://doi.org/10.20396/rfe.v13i3.8661940