Resumo
Este texto discute a partir do aporte teórico-conceitual de Dermeval Saviani e Paulo Freire, as contribuições dos autores para o debate das categorias, educação, ensino e pesquisa. Em termos de fontes, utiliza-se de uma bibliografia clássica dos autores supramencionados, buscando examinar no conteúdo dos seus próprios textos a possibilidade de uma imbricação formativa entre ensino e pesquisa. Concluí que apesar do conceito de educação não ser tão antagônico entre os autores, vê-se que em Saviani há a proposição de papéis diferenciados para o ensino e a pesquisa, enquanto em Freire, a relação entre ensino e pesquisa projeta uma educação crítica, reflexiva e dialógica.
Referências
ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ALVES, Gilberto. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, Outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo Caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b.
FRANÇA, Maria. A escola normal da província do Grão-Pará no Império. Revista Cocar, Belém, volume 6, nº 11, jan/jul, 2012.
FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016a.
FURTADO, Renan. Formar para ensinar e pesquisar: perspectivas para a relação entre ensino e pesquisa na formação de professores de educação física. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto de Ciências da Educação. Universidade Federal do Pará. Belém, 2019.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LEMME, Paschoal. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e sua repercussão na realidade educacional brasileira. Brasília: INEP, 1984.
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. IN: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Editora Alínea.
MARTINS, Lígia. O legado do Século XX para a formação de professores. IN: MARTINS, Lígia; DUARTE, Newton Duarte (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-31.
MAINARDES, Jeferson; MARCONDES, Maria. Entrevista com Stefhen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009.
MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. a Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
MELO, Adriana. O projeto neoliberal de sociedade e de educação: um aprofundamento do liberalismo. IN: LOMBARDI, Claudinei; SANFELICE, José (Org.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
NEVES, Lucia. Brasil do século XXI: propostas educacionais em disputa. IN: LOMBARDI, Claudinei; SANFELICE, José (org.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
ROUSSEAU, Jean-Jaques. O contrato social. 2. ed. São Paulo: Editora Escala 2008.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SILVA JÚNIOR, João. O longo período do esgarçamento do pacto social liberal. IN: LOMBARDI, Claudinei; SANFELICE, José (Org.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexões sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
VALDEMARIN, Vera. História dos métodos e materiais de ensino. A escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, 2010.
VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação