Banner Portal
Parentalidade e desenvolvimento Infantil em tempos de pandemia
PDF

Palavras-chave

Pandemia
Desenvolvimento infantil
Estilos educativos

Como Citar

LA IGLESIA, Yara Rodrigues de. Parentalidade e desenvolvimento Infantil em tempos de pandemia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i3.8661983. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661983. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A situação de pandemia gerada pela COVID-19 é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais extremos que a sociedade está tendo que enfrentar neste século, tanto por sua extensão, como pela duração, previsível continuidade e consequências. Este artigo aborda os diferentes estilos educativos parentais, objetivando subsidiar reflexões sobre a parentalidade e a adaptação psicossocial das crianças diante da pandemia. A fundamentação teórico-conceitual está baseada nos estilos educativos parentais a partir da abordagem tipológica. De acordo com a literatura, pais com um estilo educativo autorizativo e indulgente podem contribuir para que as crianças enfrentem adversidades de maneira mais adaptativa.

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661983
PDF

Referências

AUNOLA, Kaisa., STATTIN, Hakan.; NURMI, Jari-Erik. E. Parenting styles and adolescents achievement strategies. Journal of Adolescence, 23, 205-222, 2000. Disponível em: 10.1006/jado.2000.0308. Acesso em: 21 de setembro 2020.

AXPE, Inge et al. Parental Socialization Styles: The Contribution of Paternal and maternal affect/communication and Strictness to Family Socialization Style. Int. J. Environ. Res. Public Health 2019, 16, 2204. Disponível em: 10.3390/ijerph16122204. Acesso em: 24 de setembro 2020.

BALDWIN, Alfred, L. Socialization and the parent-child relationship. Child Development, Washington, DC, 19, 127-136. 1948.

BAUMRIND, Diana. The influence of parenting style on adolescent competence and substance abuse. Journal of Early Adolescence, 11, 56-94. 1991. Disponível: https://doi.org/10.1177/0272431691111004. Acesso 27 setembro 2020.

BAUMRIND, Diana. Child cares practices anteceding three patterns of preschool behaviour. Genetic Psychology Monographs, Washington, DC, 75, 43-88, 1967.

BARROSO, Ricardo, G.; MACHADO, Carla. Definições, dimensões e determinantes da parentalidade. Psychologica, n. 52-I, p. 211-229, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_10 . Acesso em 10 de outubro 2020.

BECOÑA, Elisardo., et al. Parental styles and drug use: A review. Drugs: Education, Prevention and Policy, 19, 1-10. Dezembro 2012. Disponível em: https://doi.org/10.3109/09687637.2011.631060. Acesso em 24 de setembro 2020.

BECKER, Wesley, C.; KRUG, Ronald, S. A circumplex model for social behavior in children. Child Development, 35(2), 371–396, Washington, DC, 1964. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1965-04526-001. Acesso em 02 de setembro 2020.

CALAFAT, Amador et al. Which parenting style is more protective against adolescent substance use? Evidence within the European context. Drug and Alcohol Dependence, 138, 185-192, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2014.02.705. Acesso em: 19 de setembro 2020.

CAMINO, Cleonice; CAMINO, Leoncio; MORAES, Raquel. Moralidade e socialização: Estudos empíricos sobre práticas maternas de controle social e o julgamento moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16, 41-61. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000100006. Acesso em 20 de outubro.

CHAO, Ruth. K. Extending research on the consequences of parenting style for Chinese Americans and European Americans. Child Development, 72, 1832-1843. Novembro, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1467-8624.00381. Acesso em: 05 setembro de 2020.

CRUZ, Orlanda. Parentalidade. 2 ed. Coimbra: LivPsic, 2013.

CRUZ, Orlanda et al. Questionário de Estilos Educativos Parentais(QEEP). Psicologia e Educação, Lisboa 5(1), 63-75, setembro, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14417/ap.1453. Acesso em: 12 de outubro 2020.

DARLING, Nancy; STEINBERG, Laurence. Parenting style as context: An integrative model. Psychological Bulletin. Washington, DC, 113, 487-496, julho, 1993. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.113.3.487.Acesso em: 12 de outubro 2020.

DI MAGGIO, Rosanna.; ZAPPULLA, Carla. Mothering, fathering, and Italian adolescents’ problem behaviors and life satisfaction: Dimensional and typological approach. Journal of Child and Family Studies, 23, 567-580, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10826-013-9721-6. Acesso em: 15 de outubro 2020.

DE LA IGLESIA, R. Yara. Estilos educativos parentais, valores e autoconceito de adolescentes: um estudo transcultural. 2017, 341. Doutorado em Educação. Especialidade em Psicologia da Educação. Universidade de Lisboa. Lisboa.

DWAIRY, Marwan., et al. Parenting styles, individuation, and mental health of Arab adolescents: A third crossregional research study. Journal of Cross-Cultural Psychology, 37, 262- 272. Maio, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/ 0022022106286924. Acesso em: 20 de outubro 2020.

FIOCRUZ, Ministério da Saúde, Cartilha Criança na pandemia – Série: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19. abril, 2020. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/ crianc%CC%A7as_pandemia.pdf . Acesso em: 07 de outubro 2020.

FLEMING, Manuela. Adolescência e Autonomia. O desenvolvimento psicológico e a relação com os pais. 1 ed. Porto: Edições Afrontamento. 1993.

FUENTES, M. C. et tal. Parental socialization styles and psychological adjustment. A study in Spanish adolescents. Revista de Psicodidáctica, 20, 117-138, 2015. Disponível em: https://ojs.ehu.eus/index.php/psicodidactica/ article/view/10876. Acesso em: 27 de outubro 2020.

GARCÍA, Fernando; GRACIA, Enrique. Is always authoritative the optimum parenting style? Evidence from Spanish families. Adolescence. Scholary Journals. 44, 173, 101-131, 2009. Disponível em: http://search.proquest.com/docview /621909838. Acesso em: 08 de outubro 2020.

GARCÍA, Fernando; GRACIA, Enrique. ¿Qué estilo de socialización parental es el idóneo en España? Un estudio con niños y adolescentes de 10 a 14 años. [What is the optimum parental socialisation style in Spain? A study with children and adolescents aged 10-14 years]. Infancia y Aprendizaje, 33, 365-384, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1174/021037010792215118 . Acesso em: 16 de outubro de 2020.

GARCÍA, Fernando; GRACIA, Enrique. The indulgent parenting style and developmental outcomes in South European and Latin American countries. In H. Selin (Ed.), Parenting across cultures: Childrearing, motherhood and fatherhood in non-Western cultures (Science Across Cultures: History and Practice). Vol. 7, 419-433. Dordrecht, Netherlands: Springer. Setembro 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-007-7503-9_31. Acceso em: 08 de outubro de 2020.

GARCIA, Fernando et al. A third emerging stage for the current digital society? Optimal parenting styles in Spain, the United States, Germany, and Brazil. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(2333), 1-20, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph16132333 . Acesso em: 08 de setembro 2020.

GRACIA, Enrique.; GARCÍA, Fernando.; LILA, Marisol. Socialización familiar y ajuste psicosocial: Un análisis transversal desde tres disciplinas de la pedagogía. 1ed, Espanha, Universidad de Valencia, 2007.

GRECHYNA, Daryn. Health. Threats Associated with Children Lockdown in Spain during COVID-19. I10, I18, H12. Abril, 2020. University of Granada. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3567670 . Acesso em: 12 de setembro de 2020

GRUSEC, Joan et al. Perspectives on parent discipline and child outcomes. International Journal of Behavioral Development, 41, 465-471. Junho 2017 . Disponível em: https://doi.org/10.1177/0165025416681538. Acesso em 19 de outubro 2020.

HOFFMAN, Martin L. Desarollo Moral y Empatia. 4 ed. Barcelona: Idea Books, S.A. 2000.

JIAO, W. Yan., et al. PETTOELLO-MANTOVANI, M.; SOMEKH, E. Behavioral and Emotional Disorders in Children during the COVID-19 Epidemic. The Journal of pediatrics, 221, 264 -266.e1, March 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.03.013. Acesso em: 10 de out. 2020.

LAMBORN, Susie, D. et al. Pattern of competence and adjustment among adolescents from authoritative, authoritarian, indulgent and neglectful families. Child Development, 62, 1049-1065, 1991. Disponível em: 10.1111/j.1467-8624.1991.tb01588.x . Acesso em: 29 setembro 2020.

LIU, Jia, Jia et al. Mental health considerations for children quarantined because of COVID-19. The Lancet. Child & adolescent health, 4(5), 347–349. Maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30096-1. Acesso em: 03.out. 2020

MACCOBY, Eleanor. Parenting and its effects on children: on reading and misreading behavior genetics. Annual Review of Psychology, v.51:1-27. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.51.1.1. Acesso em: 07 de agosto. 2020.

MACCOBY, Eleanor. E.; MARTIN, John. Socialization in the context of the family. Parent-child interation. In P. H. Mussen & E. M. Hetherington (Eds.), Handbook of child psychology. Socialization, personality and the social development .4. ed., pp. 1-102. New York, NY: Wiley. 1983.

MARQUES, Emanuele Souza et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00074420, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00074420. Acesso em 13 out 2020.

MARTÍNEZ, Isabel; GARCÍA, J. Fernando. Internalization of values and self-esteem among Brazilian teenagers from authoritative, indulgent, authoritarian, and neglectful homes. Adolescence, 43(169), 13-29, 2008. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/60312696 . Acesso em: 16 outubro 2020. ]

MORENO-RUIZ, David. Parenting style and reactive and proactive adolescent violence: Evidence from Spain. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(2634), 1-13. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph15122634. Acesso em: 16 de outubro.

MURATORI, Pietro.; CIACCHINI, Rebecca. Children and the COVID-19 transition: psychological reflections and suggestions on adapting to the emergency. Clinical Neuropsychiatry, 17(2), 131-134. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.36131/CN20200219. Acesso em: 21 de outubro 2020.

MUSITU, Gonzalo.; CAVA Maria. Jesús. La familia y la educación. Barcelona: Octaedro. 2001.

MUSITU, Gonzalo.; GARCÍA, J. Fernando. Escala de Socialización Parental en la Adolescencia (ESPA29). Madrid: TEA. 2001.

KUCZYNSKI, Leon.; GRUSEC, Joan. E. Future directions for a theory of parental socialization. In J. E. Grusec & L. Kuczynski (Eds.), Parenting and children’s internalization of values. New York, NY: John Wiley & Sons. 1997.

LINHARES, Maria. B. M.; ENUMO, Sonia. R. F. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia. Campinas, 2020, 37, e200089. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089. Acesso em: 12 setembro 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Washington: Disponível em: http://www.paho.org/bra/index.php?option=comcontent&view=article&id= 6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia& Itemid=812. Acesso em 27 de setembro 2020.

PINQUART, Martin; KAUSER, Rubina. Do the associations of parenting styles with behavior problems and academic achievement vary by culture? Results from a meta-analysis. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, 24, 75-100, Jan, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1037/cdp0000149. Acesso em: 02 de outubro 2020.

PALACIOS, Jesús; MORENO, M. Carmem. Contexto familiar y desarrollo social. In M. J. Rodrigo (Ed.), Contexto y desarrollo social. 157-188. Madrid: Síntesis. Espanha, 1994.

RIQUELME, Maria., GARCIA, Oscar F.; SERRA, Emilia. Psychosocial maladjustment in adolescence: Parenting styles, self-esteem and substance use. Anales de Psicologia, 34, 536-544.2018. Disponível em: https://doi.org/10.6018/analesps.34.3.315201. Acesso e: 24 de setembro 2020.

RODRIGUES, Yara; VEIGA, Feliciano; GARCÍA, Fernando. Parenting and Adolescents’ Self-esteem: The Portuguese Context//Parentalidad y autoestima em la adolescência: El contexto portugués. Revista de Psicodidáctica. Comunidad Valenciana. 18, 2, 395-416, março, 2013. Disponível em: . https://doi.org/10.1387/RevPsicodidact.6842. Acesso em: 27 de setembro 2020.

SCHAFFER, Heinz. R. Interacción y socialización, Madrid: Aprendizaje Visor. 1989.

STEINBERG, Laurence. Psychological control: ¿Style or substance? In J. G. Smetana (Ed.), New directions for child and adolescent development: Changes in parental authority during adolescence. 71-78. San Francisco, CA: Jossey-Bass. 2005.

STEINBERG, Laurence, DARLING, Nancy; FLETCHER, Anne. C. Authoritative parenting and adolescent adjustment: An ecological journey. In P. Moen, G. H. Elder Jr., & K. Luscher (Eds.), Examining lives in context: Perspectives on the ecology of human development. pp. 423-466, Washington, DC: American Psychological Assn, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1037/10176-012. Acesso em 19 de setembro 2020.

SUÁREZ-RELINQUE, Cristian. Child-to-parent violence: Which parenting style is more protective? A study with Spanish adolescents. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16, 1-14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph16081320. Acesso em 18 setembro 2020.

UNICEF. Crianças e adolescentes estão mais expostos à violência doméstica durante pandemia. Comunicado de imprensa. 28 maio de 2020. em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-e-adolescentes-estao-mais-expostos-a-violencia-domestica-durante-pandemia. Acesso 07 de outubro de 2020.

WHITE, Jill.; SCHNURR, Melissa. P. Developmental psychology. In F. T. L. Leong, W. E. Pickren, M. M. Leach, & A. J. Marsella (Eds.), Internationalizing the psychology curriculum in the United States. International and Cultural Psychology, pp. 51-73. New York, NY: Springer Science+Business Media, 2012. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2012-04148-004. Acesso em: 19 de setembro de 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.