Arte, cultura, educação, COVID-19 & o pensamento descolonial crítico biogeográfico fronteiriço

por uma Pedagogia/Filosofia da Libertação de corpos, almas e fazeres culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8662003

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Descolonialidade

Resumo

A proposta deste ensaio recai em discutir criticamente, por meio do pensamento descolonial biogeográfico fronteiriço, a Arte, a Cultura, a Educação e a pandemia do COVID-19 a fim de evidenciar perspectivas outras de pedagogias e filosofias que promovam a libertação de corpos, almas e das diferenças coloniais exteriorizados pelas lógicas da razão moderna a partir do séc. XVI (cartesiana, ontológica, da fenomenologia e marxista) e/ou pós-moderna séc. XIX (capitalista) que imperam ainda como únicas formas de sobrevivência no Ocidente. A ideia é evidenciar que culturas fronteiriças também produzem arte, cultura e conhecimentos por meio de “pedagogias” e “filosofias” da diferença sendo anthropos.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Curso de Artes Cênicas  e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. 

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

BESSA-OLIVEIRA, M. A. Arte, cultura, educação, COVID-19 & o pensamento descolonial crítico biogeográfico fronteiriço: por uma Pedagogia/Filosofia da Libertação de corpos, almas e fazeres culturais. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 1964–1995, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8662003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8662003. Acesso em: 25 set. 2021.

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