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O conceito de dialética em Lukács (István Mészaros)
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Palavras-chave

Educação
Dialética

Como Citar

COSTA, Valdirene Pereira. O conceito de dialética em Lukács (István Mészaros). Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v12i3.8662105. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8662105. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

Na obra o autor consegue reforçar a ideia de que o desenvolvimento do pensamento de Lukács ocorre a partir dos acontecimentos históricos-sociais em que vive e é por isso que no início, quando jovem, seus escritos são caracterizados como idealistas e, mais tarde, com seu amadurecimento intelectual, se tornam mais materialistas. Inclusive foi esse mesmo processo histórico-social que acarretou em penalizações a sua dialética. José Paulo Netto escreve o texto de Apresentação do livro e diz o seguinte: “à concepção de dialética e de totalidade de Lukács sempre faltaram [...] suportes históricos (sócio-materiais) para que a categoria de mediação fosse plenamente saturada de concreção, o que vulnerabilizou [...] a própria categoria de totalidade concreta” (p. 21).

https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8662105
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Referências

MÉSZAROS, István. O conceito de dialética em Lukács. São Paulo: Boitempo, 2013.

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