Banner Portal
A construção da genealogia de Foucault a partir de Nietzsche
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF

Palavras-chave

Foucault
Genealogia
Nietzsche

Como Citar

FIGUEIREDO, Rodrigo de Oliveira. A construção da genealogia de Foucault a partir de Nietzsche. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 257–274, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8663610. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8663610. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o tratamento dado por Foucault ao tema da produção dos sujeitos e objetos do conhecimento.  A partir de conceitos fundamentais de Foucault como saber, poder, prática e discurso, procuro ressaltar a influência que os textos de Nietzsche dedicados ao conhecimento tiveram sobre a abordagem genealógica foucaultiana. Passando por alguns textos de teor metodológico de Foucault, pretendo mostrar como a sua genealogia é marcada por uma crítica do conhecimento em que se questiona, a partir de uma perspectiva nietzschiana, o estatuto da relação entre sujeito e objeto e os modos de constituição da verdade são questionados.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663610
PDF

Referências

BERRY, S. Foucault, marxism, and critique. Boston: London Routledge & Kegan Paul, 1983.

DREYFUS, Hubert L. RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

FOUCAULT, M. Aulas sobre a vontade de saber: curso no Collège de France (1970-1971). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014

FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2005.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos IV: Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo, Martins Fontes 2008.

FOUCAULT, M. Nietzsche, a genealogia e a história. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud e Marx: theatrum philosoficum. São Paulo: Princípio, 1997.

FOUCAULT, M. O que é a crítica?. Conferência “Qu’est-ce que la critique?” proferida por Michel Foucault na Sociedade Francesa de Filosofia em 27 de maio de 1978. Rio de Janeiro: Lug Editora, 2019.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

MACHADO, R. A genealogia do poder. In: Ciência e saber. Rio de Janeiro: Graal, 1981.

MICHÉLE, B. The politics of truth: from Marx to Foucault. Cambridge: Polity Press, 1991.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, F. A vontade de poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

NIETZSCHE, F. Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida: segunda consideração extemporânea. São Paulo: Editora Hedra, 2017.

NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira. São Paulo: Editora Hedra, 2007.

VEYNE, P. Foucault revoluciona a História. In: Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 2008.

VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.