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A construção da genealogia de Foucault a partir de Nietzsche
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Foucault
Genealogia
Nietzsche

Como Citar

FIGUEIREDO, Rodrigo de Oliveira. A construção da genealogia de Foucault a partir de Nietzsche. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 257–274, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8663610. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8663610. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o tratamento dado por Foucault ao tema da produção dos sujeitos e objetos do conhecimento.  A partir de conceitos fundamentais de Foucault como saber, poder, prática e discurso, procuro ressaltar a influência que os textos de Nietzsche dedicados ao conhecimento tiveram sobre a abordagem genealógica foucaultiana. Passando por alguns textos de teor metodológico de Foucault, pretendo mostrar como a sua genealogia é marcada por uma crítica do conhecimento em que se questiona, a partir de uma perspectiva nietzschiana, o estatuto da relação entre sujeito e objeto e os modos de constituição da verdade são questionados.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663610
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