Ideias do século das luzes

a educação rousseauniana como projeto iluminista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663709

Palavras-chave:

Educação, Iluminismo, Rousseau

Resumo

O artigo elenca os elementos que demarcaram o iluminismo e suas influências na educação a partir do século XVIII. O estudo visa responder: o que foi o século das luzes e quais as suas contribuições para a educação? Como instrumento da coleta de dados priorizou-se o uso de textos em três momentos, a saber: primeiro - dos tipos “resposta à pergunta o que é o Esclarecimento?; segundo - análises sobre o pensamento rousseauniano a partir dos textos “Emílio ou da educação” e “Projeto de Educação” nas  abordagens de  Rousseau para suscitar debates sobre a educação humanista fundamentada na vivência do Contrato Social e nos fundamentos de uma educação para a sensibilidade do sujeito moderno; terceiro - discutir o legado das ideias iluministas no processo educacional na realidade brasileira.

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Biografia do Autor

Denylson Douglas de Lima Cardoso, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

Nelson Pereira de Sá, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Cardoso, D. D. de L. ., & Sá, N. P. de. (2022). Ideias do século das luzes: a educação rousseauniana como projeto iluminista. Filosofia E Educação, 14(2), 73–95. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663709