Banner Portal
Ideias do século das luzes
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF

Palavras-chave

Educação
Iluminismo
Rousseau

Como Citar

CARDOSO, Denylson Douglas de Lima; SÁ, Nelson Pereira de. Ideias do século das luzes: a educação rousseauniana como projeto iluminista. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 73–95, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8663709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8663709. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

O artigo elenca os elementos que demarcaram o iluminismo e suas influências na educação a partir do século XVIII. O estudo visa responder: o que foi o século das luzes e quais as suas contribuições para a educação? Como instrumento da coleta de dados priorizou-se o uso de textos em três momentos, a saber: primeiro - dos tipos “resposta à pergunta o que é o Esclarecimento?; segundo - análises sobre o pensamento rousseauniano a partir dos textos “Emílio ou da educação” e “Projeto de Educação” nas  abordagens de  Rousseau para suscitar debates sobre a educação humanista fundamentada na vivência do Contrato Social e nos fundamentos de uma educação para a sensibilidade do sujeito moderno; terceiro - discutir o legado das ideias iluministas no processo educacional na realidade brasileira.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663709
PDF

Referências

ANDRÉ, Marli; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

COPÉRNICO, Sobre as revoluções das esferas celestes. Apud,

CHASSOT, Áttico. A ciência através dos tempos. São Paulo, SP: Moderna, 2004.

DICIO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/iluminismo/. Acesso: 14 set. 2020.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1987.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2ª ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos: texto integral. São Paulo: Martin Claret, 2002.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Brasília: Casa das Musas, 2008.

LOPES, Edison Pereira. O conceito de educação em João Amós Comenius. Universidade Presbiteriana Mackenzie. In. PORTELA, Solano. (org). Fides reformata – São Paulo: Editora Mackenzie, 2008. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B2b25K8-GKpXTE9uRTM5Y3B1Mzg/view. Acesso: 15 set. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

PRODANOV, Cleber, Cristiano; FREITAS Ernani. Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TERUYA, Teresa Kazuko. et al. As contribuições de John Locke no pensamento educacional contemporâneo. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer histedbr/jornada/jornada9/_files/BDxADftT.pdf. Acesso: 15 set. 2020.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 683 p.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.