Resumo
O presente estudo tem como objetivo entender de que forma as colaborações atuais buscam elaborar modelos críticos renovados, fundamentados nas investigações do tempo presente da sociedade e nas concepções das causas indispensáveis da Teoria Crítica. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de alcance exploratório e tem como abordagem a Teoria Crítica do filósofo frankfurtiano Theodor W. Adorno. Os resultados alcançados com a análise apresentou a emergência de uma educação baseada na sensibilidade e na humanização para romper com o ciclo de violência presentes nos modelos educacionais atuais.
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria da Semiformação In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio A. S.; LASTÓRIA Luiz A. Calmon Nabuco (orgs.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. – Campinas, SP: Autores Associados, 2010. – (Coleção educação contemporânea) p. 7 – 40.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz & Terra, 2012.
ADORNO, Theodor. Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 2001.
ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
FREITAG, Barbara. A teoria crítica: ontem e hoje. 3 ed. São Paulo: editora brasiliense: 1990.
GIROUX, Henry. Pedagogia crítica como projeto de profecia exemplar: cultura e política no novo milênio. In: IMBERNÓN, Francisco. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato; trad. Ernani Rosa – 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 65-75.
HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. TEXTOS ESCOLHIDOS; traduções de José Lino Grünnewald... [et al.]. – 2. ed. – São Paulo: Abril Cultural, 1983a. p. 117-154. (Os pensadores)
HABERMAS, Jürgen. Filosofia e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. TEXTOS ESCOLHIDOS; traduções de José Lino Grünnewald... [et al.]. – 2. ed. – São Paulo: Abril Cultural, 1983b. p. 155-161. (Os pensadores)
MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. tomo IV : Q-Z / José Ferrater Mora ; [tradução: Maria Stela Gonçalves... et al.]. 2. ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2004.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NOBRE, Marcos. Curso livre de teoria crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação