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Pensando num ensino de ciências decolonial a partir da poesia eu-mulher de Conceição Evaristo
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Palavras-chave

Conceição Evaristo
Decolonialidade
Ensino de ciências

Como Citar

ARAÚJO, Bárbara Simões Barreto de; ROCHA, Davi Maia; VIEIRA, Fábio Pessoa. Pensando num ensino de ciências decolonial a partir da poesia eu-mulher de Conceição Evaristo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 1917–1937, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8664162. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664162. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A partir de uma perspectiva decolonial do ensino, este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a dinâmica homogênea do ensino de ciências, a qual se comporta como veículo de reprodução de uma visão de mundo eurocentrada, visando universalizar o conhecimento ocidental em detrimento das demais culturas. Tal objetivo justifica-se na importância de analisarmos o espaço de prestígio que ainda é reservado para a racionalidade científica, a qual é propagada sem a devida contextualização histórico-filosófica. Tomaremos como base a poesia Eu-mulher de Conceição Evaristo, partindo do pressuposto de que um ensino eurocentrado exclui de seu bojo os grupos minorizados, principalmente a mulher negra.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664162
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