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Educação de jovens e formação para a cidadania no ensino médio
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Palavras-chave

Cidadania e educação
Platão e Adorno
Diretrizes curriculares

Como Citar

NEGREIROS, Heitor Lopes; AUER, Franceila; TAQUINI , Rennati. Educação de jovens e formação para a cidadania no ensino médio: interlocuções com Platão e Adorno. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2126–2147, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8664613. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664613. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo, sob a forma de análise documental crítica, objetiva analisar as DCNEM no intuito de discutir como o conceito de cidadania vem sendo delineado nesses documentos normativos e os reflexos dessas diferentes concepções na formação da juventude no ensino médio, à luz das contribuições teóricas de Platão e Adorno. Os resultados indicam concepção oscilante de cidadania, ora aproximada de ideais mercadológicos, ora da formação cidadã para humanidade e para o trabalho, no sentido ontológico. Conclui-se que a formação para o exercício da cidadania inspira a reflexão sobre o papel da educação escolar, onde a cidadania seja de fato um direito de todos, tendo como horizonte o bem comum.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664613
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