Banner Portal
Paul Ricoeur, a educação e a docência
PDF

Palavras-chave

Paul Ricoeur
Educação
Docência

Como Citar

SOUSA, Thiago Luiz de. Paul Ricoeur, a educação e a docência: uma reflexão a partir de Novaski. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2498–2515, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665085. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665085. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Em um primeiro momento, buscamos analisar em nosso artigo como poderíamos investigar sobre a temática da educação na obra de Paul Ricoeur, já que ele não deixou nenhum texto voltado para este assunto. Diante disso, a obra de Novaski busca trilhar, ao seu modo, o mesmo caminho almejado por nós, apontando três traços marcantes na filosofia de Ricoeur que contribuem para filosofia da educação, a saber, a contemporaneidade, a hermenêutica e a psicanálise. A partir do horizonte estabelecido e da contribuição de Novaski, apresentamos nossa própria contribuição, o apontamento da filosofia ricoeuriana enquanto um bom horizonte não só para se pensar a filosofia da educação, mas também a docência.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665085
PDF

Referências

ALMEIDA, Danilo Di Manno de. O silêncio dos docentes: uma nova configuração? Linhas Críticas, v. 14, n. 27, 2008. 301-318. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3497.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf.

DOMINGUES, Ivan. Filosofia no Brasil: Legados e perspectivas - Ensaios metafilosoficos. São Paulo: Editora unesp, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GRONDIN, Jean. Paul Ricoeur. Tradução de Sybil Safdie Douek. São Paulo: Loyola, 2015.

HOURDAKIS, Antoine. Aristóteles e a Educação. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo : Edições Loyola, 2001.

JERVOLINO, Domenico. Discurso filosófico e existência em Ricoeur: filosofar após Kierkegaard. Tradução de AUTOR e Luciano Vicente. O que nos faz pensar, v. 29, n. 47, p. 238-246. Disponível em: http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/758.

MONGIN, Olivier. Paul Ricoeur e as fronteiras da filosofia. Tradução de Amanda Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

NASCIMENTO, Wanderson Flor do. OUTRAS VOZES NO ENSINO DE FILOSOFIA: O PENSAMENTO AFRICANO E AFRO-BRASILEIRO. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), n. 18, 2012. p. 74-89. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4524.

NOVASKI, Augusto João Crema. Fenomenologia da ação: Proposta de uma filosofia da educação a partir da fenomenologia de Paul Ricoeur. 1984. 113 p. Tese. Doutorado em Educação – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252789.

RICOEUR, Paul. História e verdade. Tradução: F. A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense, 1968.

RICOEUR, Paul. Entrevista com Paul Ricoeur [sobre a crise da filosofia]. La philosophie d´aujourd´hui, Lausanne-Barcelone. Éditions Grammont-Salvat Editores (Bibliothèque Laffont des grandes thèmes), 1976. Tradução de Hugo Barros. Disponível em: http://www.uc.pt/fluc/uidief/textos_ricoeur/filosofia_actual.

RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Tradução: Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago, 1978.

RICOEUR, Paul. A Crítica e a Convicção. Tradução de António Hall. Lisboa. Lisboa: Edições 70, 1995.

RICOEUR, Paul. O único e o singular. Tradução de Maria Leonor F. R. Loureiro. São Paulo; Belém: Editora UNESP; Editora da Universidade Estadual do Pará, 2002.

RICOEUR, Paul. O meu caminho filosófico. In: JERVOLINO, Domenico. Introdução a Ricoeur. Tradução de José Bertolini. São Paulo: Paulus, 2011. p. 120-143.

RICOEUR, Paul. A Simbólica do Mal. Tradução de Hugo Barros e Gonçalo Marcelo. Lisboa: Edições 70, 2017.

ROMÃO, José E. Compromisso do educador de jovens e adultos. In: GODOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Org.). Educação de jovens e adultos: Teoria, prática e proposta. 2. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000.

AUTOR; GODINHO, Luiza Vieira. O "HOMERO" DE PAUL RICOEUR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE "O ÚNICO E O SINGULAR" In. FIEDLER, Cássia Zimmermann; CONCE, Christian; PIROLA, Émerson; Araujo, Pedro Antônio G. de (Orgs). XX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS, Vol. 1. Porto Alegre, RS: Editora Fundação Fênix, 2020, p. 245-253. Disponível em: https://www.fundarfenix.com.br/51-xx-semana-acad%C3%AAmica-volume-i.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.