Banner Portal
Denúncia através de gêneros multimodais
PDF

Palavras-chave

Opressão
Ensino remoto
Paulo Freire

Como Citar

LOUREIRO, Kelly de Melo Nogueira; BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de. Denúncia através de gêneros multimodais : opressão no processo educativo em tempos de pandemia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2255–2269, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665468. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665468. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo buscou analisar e relacionar o caráter denunciativo de charges, do universo online, com temáticas voltadas às situações de opressão no processo educativo de ensino remoto em período pandêmico. A luz das teorias de Paulo Freire e teóricos da Linguística Aplicada, a produção evidenciou algumas realidades que compõem o cenário atual e contribuiu para a continuidade das reflexões acerca do acesso à educação em tempos de pandemia.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665468
PDF

Referências

FRAGA, Gilmar do. Não ensino a distância, é ensino distante. Diário do Centro do Mundo, julho de 2020. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-ensino-a-distancia-e-ensino-distante-por-fraga/. Acesso em: 21 de abril de 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. Representações do feminino em protagonistas de Disney sob uma ótica multimodal a partir da Semiótica Social In: GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. Semiótica social: multimodalidade, análises, discursos. São Paulo, SP: Pimenta Cultural, 2019. Capítulo 1. Disponível em: https://12a44a16-333b-2afc-4c09-a9f4ce61c300.filesusr.com/ugd/143639_c955a42f149d41e297922869edb0111f.pdf

JÚNIOR, Lézio Custódio. Charge do cartunista rio-pretense viraliza nas redes sociais. Diário da Região, maio de 2020. Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br/cultura/2020/05/1194237-charge-de-cartunista-rio-pretense-viraliza-nas-redes-sociais.html. Acesso em: em 21 de abril de 2021.

KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo Van. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2ª ed. London New York: Routledge, 2006.

PIRES, Vinicius Eduardo Rocha. O sucateamento à distância. Notícias de Chapada dos Guimarães, abril de 2020. Disponível em: https://www.noticiasdechapada.com.br/noticia/1956/o-sucateamento-a-distancia. Acesso em: 21 de abril de 2021.

SANTOS Záira Bomfante dos; PIMENTA Sônia Maria Oliveira. Da Semiótica Social à Multimodalidade: Orquestração de Significados. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada. Araraquara, volume 12, páginas 295-324, dezembro de 2014.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.