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O pensamento freiriano e o ensino da língua tétum durante a resistência timorense
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Palavras-chave

Educação Popular
Paulo Freire
Timor-Leste

Como Citar

URBAN, Samuel Penteado; SANTIAGO, Juliana Paiva. O pensamento freiriano e o ensino da língua tétum durante a resistência timorense. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2323–2337, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665504. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665504. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente texto busca apresentar uma manifestação concreta do pensamento Freireano no país leste-timorense. Este pensamento fundamentou os processos de alfabetização e letramento realizados na primeira metade da década de 1970, servindo de base para conscientização e sequente libertação nacional do povo de Timor-Leste. Metodologicamente, o presente artigo é fruto de revisões bibliográficas sobre a Pedagogia Freireana, sobretudo em relação aos Temas Geradores, bem como acerca da Educação Popular no Timor-Leste. Também, utilizou-se no presente trabalho de trechos de uma entrevista realizada com o Professor Dr. Antero Benedito da Silva.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665504
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