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Paulo Freire
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Palavras-chave

Projeto educacional
Prática política
Tranformação social

Como Citar

SOUZA, Antonio Carlos; OLIVERA, Luiz Antonio. Paulo Freire: da arte de dialogar, de lembrar, de recriar como prática política e de projeto educativo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2235–2254, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665510. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665510. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto pretende apresentar a atualidade das contribuições de Paulo Freire e sua arte de dialogar, de lembrar, de recriar a prática política do projeto educativo como espaço de superação da dominação opressor-oprimido, colonizador-colonizado, condição necessária no processo de transformação social. A fonte de estudo são as Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo, escritas em meados da década de 1970 que, na esteira de outros escritos do autor da década de 1960 e 1970, revelam as articulações, a experiência pedagógica e política de Paulo Freire e sua equipe como colaboradores do governo revolucionário de Guiné-Bissau na elaboração de um projeto educativo nacional.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665510
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Referências

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