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Paulo Freire, o direito à educação como prática emancipatória e a identidade da educação infantil
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Palavras-chave

Paulo Freire
Direito Social
Educação infantil

Como Citar

COSTA, Juliana Cristina; COSTA, Valdirene; MELO, André Luis de Andrade. Paulo Freire, o direito à educação como prática emancipatória e a identidade da educação infantil. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2357–2384, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8665842. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665842. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo trata de abordar a temática da busca de identidade do profissional da Educação Infantil no Brasil, fazendo um contraponto com a concepção de Educação de Paulo Freire e com a concepção de “Direito à Educação”. Analisa a luta pela Educação Infantil efetivada pelos movimentos sociais e educacionais do país. Destaca a integração da Educação Infantil e as contradições de compreensão da reorganização da Escola e do espaço pedagógico em vista do protagonismo da Criança como sujeito de Direitos e da Infância como tempo e identidade de formação humana.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665842
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