Banner Portal
A dialética subjetividade-objetividade
PDF

Palavras-chave

Karl Marx
Paulo Freire
Dialética
Subjetividade
Objetividade

Como Citar

CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida; SILVA, Guilherme Oliveira e; PINHEIRO, Ana Luiza Fontoura. A dialética subjetividade-objetividade: elementos marxianos na leitura filosófica de Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2338–2356, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8666227. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8666227. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo intenciona realizar uma breve investigação da relação dialética subjetividade-objetividade numa perspectiva emancipatória da classe oprimida. Com efeito, nosso objeto de estudo, a pedagogia do(a) oprimido(a) em Paulo Freire, será analisado numa perspectiva dialógica com o pensamento marxiano, com vistas a encontrar algumas marcas fundamentais da contribuição do filósofo alemão na constituição do ideário crítico freiriano. Destacamos aqui que o problema central da pesquisa, qual seja: a relação mundo e consciência, institui-se como problema indeclinável para o processo de luta histórica e social.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8666227
PDF

Referências

CHASIN, José. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.

ELBE, Ingo. Between Marx, Marxism, and Marxisms – ways of reading Marx’s theory. Viewpoint Magazine, out./2013. Disponível em: http://viewpointmag.com/2013/10/21/between-marx-marxism-and-marxisms-ways-of-reading-marxs-theory/

FERNANDES, Sabrina. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão e revolução. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 135, p.481-496, abr.-jun., 2016

FREDERICO, C. O jovem Marx: 1843-1844. As origens da ontologia do ser social. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 64 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 52 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz & Terra, 2015.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HEGEL, Georg W. F. Fenomenologia do espírito: Parte I. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

LUKÁCS, Gyorgy. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. (Pensamento crítico; v.9).

MARX, Karl. Ad Feuerbach. IN: MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013a.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 3.ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família, ou, A crítica da Crítica crítica. Contra Bruno Bauer e seus consortes. São Paulo: Boitempo, 2011.

REPA, Luiz. Notas sobre a tese da contemporaneidade dos jovens hegelianos. Cadernos de Filosofia Alemã, n.1, p. 43-53, 1996.

ROJAHN, Jürgen. The emergence of a theory: the importance of Marx's notebooks exemplified by those from 1844. Rethinking Marxism, 14:4, p.29-46, 2006.

SAITO, Kohei. Karl Marx’s Ecosocialism: capitalism, nature, and the unfinished critique of political economy. New York: Monthly, 2017.

SILVA, Guilherme O. O Fetichismo na obra marxiana: a contradição do trabalho na sociedade moderna. Belo Horizonte: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, 2019. (Dissertação de mestrado).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.