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O aprendiz e a (im)possibilidade da autonomia
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Palavras-chave

Autonomia
Educação
Democracia

Como Citar

AGUIAR, Débora Cristina Vasconcelos; BARGUIL, Paulo Meireles. O aprendiz e a (im)possibilidade da autonomia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2516–2546, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v13i2.8666268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8666268. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Atores com distintas perspectivas educacionais têm utilizado, cada vez mais, o vocábulo autonomia de acordo com os seus interesses. Objetivamos com este artigo, que é uma revisão de literatura, discutir sobre a autonomia a partir de enfoques da Filosofia, da Psicologia e da Sociologia. As contribuições de autores como Rousseau, Kant, Freud, Adorno, Agamben, Piaget, Kamii, Martins, Freire, Barguil, dentre outros, enriquecem uma leitura interdisciplinar da complexa relação entre autonomia e Educação. Concluímos que a autonomia não é uma característica do sujeito, mas uma prática indispensável para o seu desenvolvimento individual e social, bem como para fortalecer o processo democrático.

https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8666268
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