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Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Concepção de Estado
Estado e educação
Teóricos clássicos

Como Citar

TAKEUTI, Adriana Mitiko do Nascimento. Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon: uma análise comparativa. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 96–118, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8666539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8666539. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fomentar uma discussão teórica acerca das concepções de Estado e suas possíveis relações com a educação tendo como base os estudos de Hobbes e Rosanvallon. Para isso, apresenta uma breve historicização dos dois autores e discute a partir de uma análise comparativa de suas obras na perspectiva de apresentar oposições e aproximações entre seus conceitos. Conclui que ambos os pensadores, expoentes em suas trajetórias, contribuem com a compreensão acerca da formação e organização do Estado, Hobbes defendendo o Estado protetor e Rosanvallon ressaltando a crise e possibilidades de superação do Estado-providência.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8666539
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