Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon

uma análise comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8666539

Palavras-chave:

Concepção de Estado, Estado e educação, Teóricos clássicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo fomentar uma discussão teórica acerca das concepções de Estado e suas possíveis relações com a educação tendo como base os estudos de Hobbes e Rosanvallon. Para isso, apresenta uma breve historicização dos dois autores e discute a partir de uma análise comparativa de suas obras na perspectiva de apresentar oposições e aproximações entre seus conceitos. Conclui que ambos os pensadores, expoentes em suas trajetórias, contribuem com a compreensão acerca da formação e organização do Estado, Hobbes defendendo o Estado protetor e Rosanvallon ressaltando a crise e possibilidades de superação do Estado-providência.

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Biografia do Autor

Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti, Universidade de Tóqui

Pós-Graduação em Ciência pela Universidade de Tóqui.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Takeuti, A. M. do N. (2022). Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon: uma análise comparativa. Filosofia E Educação, 14(2), 96–118. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8666539