Resumo
Este artigo trata da justificativa de conflitos hídricos, analisando uma hipotética guerra pelos recursos do Aquífero Guarani. Em desacordo, um arcabouço teórico seria necessário para justificar a guerra. Em primeiro lugar, a versão de Walzer da Teoria da Guerra Justa (JWT) é apresentada como a referência mais consolidada. A seguir, é discutida a crítica de Waddington à JWT no que diz respeito aos recursos hídricos, delineando as particularidades de um recurso natural e estabelecendo que o "peso moral da escassez de água" deve ser considerado. Em seguida, é introduzido o conflito hipotético entre os países. Por fim, é defendido o pragmatismo na avaliação de conflitos envolvendo água.
Referências
BRAZIL. Decreto Legislativo n. 52, de 03 de maio de 2017, Brasília, May 2017. Available in: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2017/decretolegislativo-52-3-maio-2017-784714-acordo-152560-pl.html. Access in: February 10, 2021.
LAZAR, Seth. War. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Palo Alto, May 2016. Available in: https://plato.stanford.edu/archives/spr2020/entries/war/. Access in: February 8, 2021.
MARICONDA, Pablo. Galileu e a ciência moderna. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria, Ilhéus, v. 9, n. 16, p. 267-292, 2016.
MCMAHAN, Jeff. The Ethics of Killing in War. Ethics, Chicago, v. 114, n. 4, p. 693-733, 2004.
SINDICO, Francesco; HIRATA, Ricardo; MANGANELLI, Alberto. The Guarani Aquifer System: From a Beacon of hope to a question mark in the governance of transboundary aquifers. Journal of Hydrology: Regional Studies, v. 20, n. 1, p. 49-59, 2018.
UNITED NATIONS. Charter of the United Nations. 1945. Available in: https://www.un.org/en/sections/un-charter/un-charter-full-text. Access in: February 10, 2021.
VILLAR, Pilar. International cooperation on transboundary aquifers in South America and the Guarani Aquifer case. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, v. 59, n. 1, p. 1-20, 2016.
WADDINGTON, Conway. Reconciling Just War Theory and Water-Related Conflict. International Journal of Applied Philosophy, Ft. Pierce, v. 26, n. 2, p. 197-212, 2012.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação