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Experiência e filosofia
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Filosofia
Educação
Experiência

Como Citar

KOHNLEIN, Geverton. Experiência e filosofia: os efeitos da escuta em sala de aula. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 216–233, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668394. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668394. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio se propõe a abordar o tema da escuta em sala de aula, durante as aulas de filosofia, junto aos estudantes de ensino fundamental II e ensino médio. A partir da escuta é que se trama um emaranhado de experiências que se articulam com os afetos ocorridos na relação entre a comunidade escolar. Além disso, é partindo destes afetos que pode-se pensar na sala de aula como um espaço de comunidade, onde todos os participantes contribuem para a aprendizagem significativa elaborando estratégias de lutas antirracistas e de um olhar para as singularidades. Logo, é no corpo e na produção de sentidos que a experiência e a filosofia se entrecruzam em sala de aula construindo desejos e entusiasmo.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668394
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Referências

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