Experiência e filosofia

os efeitos da escuta em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668394

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Experiência

Resumo

Este ensaio se propõe a abordar o tema da escuta em sala de aula, durante as aulas de filosofia, junto aos estudantes de ensino fundamental II e ensino médio. A partir da escuta é que se trama um emaranhado de experiências que se articulam com os afetos ocorridos na relação entre a comunidade escolar. Além disso, é partindo destes afetos que pode-se pensar na sala de aula como um espaço de comunidade, onde todos os participantes contribuem para a aprendizagem significativa elaborando estratégias de lutas antirracistas e de um olhar para as singularidades. Logo, é no corpo e na produção de sentidos que a experiência e a filosofia se entrecruzam em sala de aula construindo desejos e entusiasmo.

 

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Biografia do Autor

Geverton Kohnlein, Colégio Luterano Concórdia São Leopoldo

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor de Filosofia no Colégio Luterano Concordia São Leopoldo.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Kohnlein, G. (2022). Experiência e filosofia: os efeitos da escuta em sala de aula. Filosofia E Educação, 14(2), 216–233. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668394