Resumo
O presente artigo é uma experiência pedagógica com a Ginástica, especificamente a Ginástica Circense e Acrobática para alunos do ensino médio a partir de uma metodologia superadora. Através do método da práxis social foi possível identificar o conhecimento inicial dos alunos, problematizar elementos emergentes durante as aulas, confrontar o conhecimento científico com o senso comum, permitir a criatividade do aluno para novas possibilidades e superar a realidade a qual os alunos se encontravam. As aulas aqui expostas proporcionaram ao aluno superar a sua realidade a partir da apropriação e objetivação dos conhecimentos propostos.
Referências
BORTOLETO, M. A. C. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1997.
DUPRAT, R. M; GALLARDO, J. S. P. Artes circenses no âmbito escolar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. 184 p.
MANACORDA, M. A. Marx e a formação do homem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 6-15, abr. 2011. Disponível em: https:www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art01_41e.pdf. Acesso em: 2 fev. 2014.
MARTINS, L. M; ABRANTES, A. Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento. In: PINHO, S. Z. (Org.). Oficinas de Estudos Pedagógicos: reflexões sobre a prática de ensino superior. São Paulo: Cultura Acadêmica: UNESP/Pró-Reitoria de Graduação, 2008. p. 86-92. (excerto).
RODWELL, P. Ginástica acrobática para desenvolver o físico. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint LTDA. 1963.
SÀNCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007. 165p.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 11-22.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2000.
SCOTT, J. J. Gênero: uma categoria útil de Analisar Histórica. Educação e Realidade, v.20, n.2, p. 71-79, jul/dez. 1995.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação