A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668599

Palavras-chave:

Educação, Prática pedagógica, Pandemia, Ensino de filosofia, Covid-19

Resumo

No contexto da pandemia, vivemos a incerteza de quando a vida tornará a sua normalidade. Esse momento de incerteza nos impulsiona a reflexão sobre o atual cenário, os desafios e possibilidades dessa nova forma de viver. Pensando nisso, o presente estudo de cunho bibliográfico hermenêutico busca refletir acerca da prática pedagógica e do ensino de filosofia no atual contexto, atendo-se aos seguintes problemas: é possível uma prática pedagógica de qualidade em meio a esse cenário? De que modo o ensino de filosofia pautado na reflexão pode ser possível na modalidade à distância? Para dar conta de tais questões, buscamos nas reflexões de Antunes Neto (2020) e Barreto; Rocha (2020), o diálogo acerca da possibilidade da prática pedagógica em tempos de pandemia, assim como a possibilidade do ensino de filosofia por meio da reflexão presente nos escritos de Trombetta (2013).

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Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutorado pela Universidad Autónoma del Estado de México, Professor da Universidade de Passo Fundo.

 

Talia Leite de Faria, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo.

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Fávero, A. A., Faria, T. L. de ., & Consaltér, E. (2022). A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19. Filosofia E Educação, 14(2), 23–37. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668599