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A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Educação
Prática pedagógica
Pandemia
Ensino de filosofia
Covid-19

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; FARIA, Talia Leite de; CONSALTÉR, Evandro. A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 23–37, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668599. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumo

No contexto da pandemia, vivemos a incerteza de quando a vida tornará a sua normalidade. Esse momento de incerteza nos impulsiona a reflexão sobre o atual cenário, os desafios e possibilidades dessa nova forma de viver. Pensando nisso, o presente estudo de cunho bibliográfico hermenêutico busca refletir acerca da prática pedagógica e do ensino de filosofia no atual contexto, atendo-se aos seguintes problemas: é possível uma prática pedagógica de qualidade em meio a esse cenário? De que modo o ensino de filosofia pautado na reflexão pode ser possível na modalidade à distância? Para dar conta de tais questões, buscamos nas reflexões de Antunes Neto (2020) e Barreto; Rocha (2020), o diálogo acerca da possibilidade da prática pedagógica em tempos de pandemia, assim como a possibilidade do ensino de filosofia por meio da reflexão presente nos escritos de Trombetta (2013).

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668599
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Referências

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