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A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
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Palavras-chave

Filosofia e educação
Filosofia da pergunta
Filosofia de vida

Como Citar

LIMA, Jose Aparecido de Oliveira; MATOS , Junot Cornélio. A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 9–22, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8670257. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8670257. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso modo de viver a vida, mais temos a oportunidade de um encontro íntimo conosco. O questionar-se pode afrontar um modo de viver indolente. Portanto, toda a realidade que confrontamos refere-se ao nosso modo de agir no mundo. Fundamentados no pensamento de Michel Foucault (2010), trataremos aqui das perguntas da vida como horizonte para uma formação e transformação do ser humano, naquilo que enfatizaremos como uma maneira de viver a vida.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8670257
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Referências

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