Banner Portal
A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF

Palavras-chave

Filosofia e educação
Filosofia da pergunta
Filosofia de vida

Como Citar

LIMA, Jose Aparecido de Oliveira; MATOS , Junot Cornélio. A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 9–22, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8670257. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8670257. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso modo de viver a vida, mais temos a oportunidade de um encontro íntimo conosco. O questionar-se pode afrontar um modo de viver indolente. Portanto, toda a realidade que confrontamos refere-se ao nosso modo de agir no mundo. Fundamentados no pensamento de Michel Foucault (2010), trataremos aqui das perguntas da vida como horizonte para uma formação e transformação do ser humano, naquilo que enfatizaremos como uma maneira de viver a vida.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8670257
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A coragem de dizer a verdade: o governo de si e dos outros II. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: edição estabelecida sob a direção de François Ewald e Alessandro Fontana, por Frédéric Gros. Tradução de Márcio Alves da Fonseca. Salma Tannus Muchail. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.

HADOT, Pierre, 1922-2010. A filosofia como maneira de viver: entrevistas de Jeannie Carlier e Arnold l. Davidson/Pierre Hadot. Tradução de Lara Christina de Malimpensa. 1. ed. São Paulo: É realizações, 2016.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Introdução à Filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LUCKESI, Cipriano. PASSOS, Elizete. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 2004.

MATOS, Junot C. Filosofia (da) perguntação. Organizadores: Junot Cornélio Matos e Gildimar Guilherme da Silva. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

SAMUELSON, Scott. A filosofia na vida cotidiana: uma introdução simples aos grandes temas filosóficos. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges; revisão técnica Filipe Ceppas. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.