Banner Portal
Editorial
A Revista Filosofia e Educação dedica este numéro à divulgação da seleção de artigos encaminhados para a seção de fluxo contínuo durante o ano de 2021. Considerando a variedade temática, esperamos que o títulobde "Filosofia da educação e ideias pedagógicas conemporâneas" permita sinalizar os conteúdos que abrangem desde as práticas de ensino, as correntes filosóficas que permeiam o debate pedagico até as perspectivas éticas na formação e no exercício da profissão do educador.
PDF

Palavras-chave

Educação - Editorial

Como Citar

GAMBOA, Silvio. Editorial. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 1–8, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8670873. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8670873. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A Revista Filosofia e Educação apresenta o 2o número de 2022 contendo prioritariamente trabalhos encaminhados na seção de fluxo contínuo. Considerando os conteúdos dos artigos selecionados foi possível identificar núcleos comuns que permitem intitular esta edição sob os conceitos de “Filosofia da Educação e ideias pedagógicas”. Espera-se que que este periódico de divulgação científica sega contribuindo na divulgação de estudos e pesquisas sobre a Filosofia e sua relação com a Educação nos formatos de artigos, ensaios, relatos de experiências, relatos de pesquisas e resenhas, cobrindo um universo de autores entre pesquisadores mais consolidados até estudantes nas suas fases de sua iniciação como autores de trabalhos científicos, particularmente nos formatos de relatos e de resenhas. 

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8670873
PDF

Referências

ANTUNES NETO, Joaquim M. F. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, v.2, n.1, p. 28-38, ago/fev 2020.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. rev. Ampliada. São Paulo: Moderna, 1996.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. Covid-19 e Educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v.2, p. 01-11, jan/dez 2020.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, Dermeval. Educação do senso comum à consciência filosófica. 19ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo. Cortez, 1995.

TROMBETTA, G. L.; BORTOLINI, B. de O.; KAPCZYNSKI, Ana L. Filosofia nos olhos: experiências de ensino. Passo Fundo: Berthier; Aldeia Sul, 2013

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Filosofia e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.