Resumo
Neste trabalho, por meio dos elementos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico, examino a filosofia política e proposições político-educacionais de Anísio Teixeira, face à natureza do sistema capitalista e da condição econômico-social das massas trabalhadoras. Defendo a importância da sua luta para as lutas dos trabalhadores por educação e defesa da Escola Pública, estabelecendo seus limites; dados pela concepção de mundo que a orienta, consoante à materialidade capitalista. Por fim, critico seu projeto nacional, por sua insuficiência para a emancipação dos trabalhadores, e indico a necessidade de ser superado pela filosofia política emanada das organizações e lutas dessas massas.
Referências
FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4ª ed. São Paulo: Global, 2009.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1989.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Vol. 2. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010.
LOSURDO, D. Contra-História do Liberalismo. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.
MARX, K. A guerra civil na Franca. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. Capítulo VI inédito de O Capital, resultados do processo de produção imediata. 2ª. ed. São Paulo: Centauro, 2010.
MARX, K. Trabalho assalariado e capital & Salário, preço e lucro. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MARX, K, ENGELS, F. A ideologia alemã, teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1984.
MARX, K, ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. 2ª. São Paulo: Boitempo, 201.
NETTO, J. P., BRAZ, Economia Política - uma introdução crítica. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
RUMMERT, S., ALGEBAILE, E., VENTURA, J. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34, 2011, Natal, RN.
SEMERARO, G. Gramsci e os novos embates da filosofia da práxis. Aparecida, SP: Idéias e Letras, 2006.
TEIXEIRA, A. Educação e o mundo moderno. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
TEIXEIRA, A. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1957.
TEIXEIRA, A. Pequena introdução à filosofia da educação - a escola progressista ou transformação da escola. 5ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Filosofia e Educação