Banner Portal
v. 15 (2023): Publicação Contínua | A afirmação metodológica da epistemologia da pesquisa educacional e a pluralidade do legado de Sílvio Ancízar Sanchez Gamboa (1949-2022)
Publicação Contínua | A afirmação metodológica da epistemologia da pesquisa educacional e a pluralidade do legado de Sílvio Ancízar Sanchez Gamboa (1949-2022)

Editorial

Cesar Apareciddo Nunes
e023001
Pluralidade do legado de Sílvio Ancízar Sanchez Gamboa: Editorial
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8676839
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8676839

Artigos

José Renato Polli, Charles Lamartine de Sousa Freitas
e023002
Silvio Gamboa: coerência militante e consistência teórica na defesa de uma educação humanizadora e como direito.
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673815
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673815
Rosana Helena Nunes
e023003
Contribuição do Prof. Sílvio Gamboa ao campo da educação, linguagem e ensino
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673190
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673190
Régis Henrique dos Reis Silva
e023004
Sílvio Gamboa : um filósofo democrático
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673141
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673141
Cesar Apareciddo Nunes, Manoel Francisco do Amaral
e023005
O legado de Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa (1949-2022): vida e luta pela democratização da educação como direito humano
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673761
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673761
Elismar Bezerra Arruda
e023006
A filosofia política de Anísio Teixeira em face do interesse capitalista
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671179
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671179
Damião Bezerra Oliveira, Ivys de Alcântara Silva, Camila de Souza da Silva
e023007
Diálogo como princípio formativo em Sócrates e Paulo Freire
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8675966
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8675966
Wesley Silva Mauerverck, Catia Regina Assis Almeida Leal
e023008
Reflexões a partir do conceito de trabalho em Marx: a formação do homem histórico ou a história na formação humana?
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8674858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8674858
Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges
e023009
Educação física escolar: conhecimento, natureza e especificidades
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673006
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673006
Genival Santos de Oliveira, Lucas Villa
e023010
Seja queer você quiser, segundo Judith Butler
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8675457
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8675457
Matheus Vinícius Cavalcante, Neriely Dantas da Silva, Rodrigo Marcos de Jesus
e023011
O problema do racismo na formação do estudante de licenciatura em Filosofia
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673754
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673754
Roberta de Oliveira Barbosa, Deise Aparecia Peralta
e023012
Conhecimento, linguagem e educação: a concepção de Nietzsche e a produção discursiva neoliberal
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671496
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671496
Thiago Silva Freitas Oliveira
e023013
A racionalidade neoliberal e a lógica concorrencial na educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8664103
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8664103
Camila Faedo, Roseli de Fátima Rech Pilonetto
e023014
A fenomenologia na pesquisa da prática pedagógica da educação infantil
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673924
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673924
Antonio Carlos Valini Vacilotto
e023015
A educação em Direitos Humanos e a possibilidade histórica de proposição de uma ética universal dos Direitos Humanos
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8676824
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8676824

Resenha

Raylson Conceição, Michelle Nascimento Cabral Fonseca (Resenhista)
e023016
El tonto y los canallas: proposta transmoderna para perspectiva decolonial
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8674524
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8674524
Kleber Santos Chaves (Resenhista)
e023017
O ensino de Filosofia entre nós: um mosaico do Centro de Formação de Professores (CFC) da UFRB
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8672944
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8672944

Ensaios

Thiago Sardenberg, Helenice Maia
e023018
Tecnologia: concepções a luz da Filosofia
https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671978
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8671978