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Educação física escolar
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Palavras-chave

Educação física escolar
Cultura corporal de movimento
Educação emancipadora

Como Citar

FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Educação física escolar: conhecimento, natureza e especificidades. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e023009, 2024. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673006. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo: compreender de qual modo o debate contemporâneo crítico sobre o objeto da Educação Física escolar contribui para o desafio da legitimidade da disciplina. Fez-se uso de um conjunto de colaborações teóricas de renomados autores da Educação Física, dentre os quais, destaca-se os professores Hugo Lovisolo, Mauro Betti, Valter Bracht e Tarcísio Mauro Vago. Aponta-se que pensarmos a Educação Física enquanto campo de conhecimento e prática pedagógica que tematiza na escola os conhecimentos da cultura corporal de movimento, torna-se uma relevante contribuição para uma educação crítica e emancipadora na contemporaneidade.

https://doi.org/10.20396/rfe.v15i00.8673006
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