Resumo
A pesquisa tem como objetivo descrever a trajetória institucional e sistematizar os dados da produção acadêmica do autor Sílvio Ancízar Sanchez Gamboa, docente e pesquisador que atuou no Departamento de Filosofia e História da Educação na Universidade Estadual de Campinas/SP, no período de 1987 a 2022. Toma-se como problema - “Como se pode registrar a trajetória histórica, institucional e pedagógica, os pontos de destaque da carreira acadêmica e profissional do Professor Doutor Sílvio Gamboa? Como se revela o legado deixado por Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa para a continuidade da luta em defesa da democratização da educação como direito humano?”. Ressalta-se a originalidade de sua atuação e de sua produção para a afirmação de um campo temático exigente - a Epistemologia da Pesquisa em Educação - e a criação de uma mediação epistemológica reconhecida como “Esquema Paradigmático”. Registra fatos relevantes e atuações pontuais que revelam o compromisso e a fecundidade da obra do autor para a Educação, para a Pesquisa e a afirmação da Epistemologia na investigação da Educação. Registra ainda a atuação de Sanchez Gamboa no âmbito da Faculdade de Educação da UNICAMP e, propriamente, no Grupo de Estudos PAIDEIA.
Referências
AMARAL, Manoel Francisco do. A produção do conhecimento científico no estado da Paraíba na área da Educação Física: análise epistemológica. In: SANCHEZ GAMBOA, Sílvio; CHAVES GAMBOA, Marcia; TAFFAREL, Celi. (org). Produção do conhecimento na Educação Física no nordeste brasileiro. Campinas, SP: Librum Editora, 2017.
NUNES, Cesar Apareciddo. Do Amor Que Educa à Educação Que Ama. São Paulo: Ciranda Cultural, 2023.
SANCHEZ GAMBOA, Sílvio. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre a pergunta e repostas. Chapecó: Argos, 2013.
SANCHEZ GAMBOA, Sílvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
SANCHEZ GAMBOA, Sílvio. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Praxis, 1998.
SAVIANI. Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações.: Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Filosofia e Educação