Resumo
A RFE/UNICAMP, nossa respeitada revista de Filosofia e Educação, com este número, celebra 15 anos de constantes publicações e de frequentes atividades editoriais, nesse ano de 2024. Este é também o ano no qual se celebra a data dos 25 anos de atuação oficial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA. Nossa conceituada Revista é reconhecida como um importante veículo institucional voltado para a publicização de pesquisas, de estudos e reflexões, de debates e de projetos integrados ao campo da pesquisa que reúne temas da Filosofia e Educação, bem como aos seus temas e modalidades.
Referências
ARRUDA, Elismar Bezerra. A filosofia política de Anísio Teixeira em face do interesse capitalista. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023006, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8671179.
BARBOSA, Roberta de Oliveira; PERALTA, Deise Aparecia. Conhecimento, linguagem e educação: a concepção de Nietzsche e a produção discursiva neoliberal. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023012, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8671496.
CAVALCANTE, Matheus Vinícius; SILVA, Neriely Dantas da; JESUS, Rodrigo Marcos de. O problema do racismo na formação do estudante de licenciatura em Filosofia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023011, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673754.
CHAVES, Kleber Santos. O ensino de Filosofia entre nós: um mosaico do Centro de Formação de Professores (CFC) da UFRB. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023017, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8672944.
CONCEIÇÃO, Raylson Silva da; FONSECA, Michelle Nascimento Cabral. El tonto y los canallas: proposta transmoderna para perspectiva decolonial. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023016, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8674524.
FAEDO, Camila; PILONETTO, Roseli de Fátima Rech. A fenomenologia na pesquisa da prática pedagógica da educação infantil. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023014, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673924.
FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Educação física escolar: conhecimento, natureza e especificidades. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023009, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673006.
MAUERVERCK, Wesley Silva; LEAL, Catia Regina Assis Almeida. Reflexões a partir do conceito de trabalho em Marx: a formação do homem histórico ou a história na formação humana?. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023008, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8674858.
NUNES, Cesar Apareciddo; AMARAL, Manoel Francisco do. O legado de Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa (1949-2022): vida e luta pela democratização da educação como direito humano. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023005, 2023 DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673761.
NUNES, Rosana Helena. Contribuição do Prof. Sílvio Gamboa ao campo da educação, linguagem e ensino . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023003, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673190.
OLIVEIRA, Damião Bezerra; SILVA, Ivys de Alcântara; SILVA, Camila de Souza da. Diálogo como princípio formativo em Sócrates e Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023007, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8675966.
OLIVEIRA, Genival Santos de; VILLA, Lucas. Seja queer você quiser, segundo Judith Butler. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023010, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8675457.
OLIVEIRA, Thiago Silva Freitas. A racionalidade neoliberal e a lógica concorrencial na educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023013, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8664103.
POLLI, José Renato; FREITAS, Charles Lamartine de Sousa. Silvio Gamboa: coerência militante e consistência teórica na defesa de uma educação humanizadora e como direito. . Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023002, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673815.
SARDENBERG, Thiago; MAIA, Helenice. Tecnologia: concepções a luz da Filosofia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023018, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8671978.
SILVA, Régis Henrique dos Reis. Sílvio Gamboa : a democratic philosopher. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023004, 2023. DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8673141.
VACILOTTO, Antonio Carlos Valini. A educação em Direitos Humanos e a possibilidade histórica de proposição de uma ética universal dos Direitos Humanos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 15, e023015, 2023, DOI: 10.20396/rfe.v15i00.8676824.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Filosofia e Educação